×

Biografia de The Cardigans

The Cardigans foi criada em 1992, embora tenha sido somente em 1994 que atingiu o sucesso, com o single “Rise and Shine”, e logo em seguida assinaram contrato para a gravação de seu primeiro cd Emmerdale. O álbum seguinte, Life, de 1995, foi sucesso de público com o Single Retrô “Carnival”, e principalmente sucesso de crítica. A partir daí, o Cardigans tornou-se uma banda de prestígio. Em 1996 foi lançando First Band on the Moon (álbum tido como o melhor do quinteto), com o hit “Lovefool”, que foi incluso na trilha sonora do filme Romeu e Julieta (Shakespeare), do diretor Baz Luhrmann em 1997, que a banda alcançou o primeiro lugar das paradas inglesas e americanas, tendo vendido dois milhões e meio de cópias pelo mundo.

Muito longe de ser mais uma one hit wonder, o quarto álbum, Gran Turismo, veio diferente, introspectivo e eletrônico, mudando a imagem do The Cardigans, conferindo o título de Art Band."‘Erase and Rewind", "My Favourite Game" e "Hanging Around" foram os destaques. Após um longo tempo sumidos, é lançado Long Gone Before Daylight em 2003, e a trupe sueca liderada por Nina Persson, volta mais uma vez diferente, agora com sua líder morena, cantando músicas melancólicas e curiosamente bucólicas, que pouco tinham a ver com as outras já feitas. 2005 veio e trouxe o sexto e último álbum, o peculiar Super Extra Gravity, mais uma vez aplaudido pela crítica e de pouca repercussão popular, assim como seu antecessor.

A banda ainda se mantém activa no cenário alternativo, talvez tenha sido sufocada pela comercial onda pop do final da década de 90 que continua até hoje. Como excepção, em somente alguns países europeus o The Cardigans é um sucesso popular.