Biografia de Tiago Bettencourt

Depois do sucesso alcançado como vocalista dos Toranja, o músico, cantor e compositor Tiago Bettencourt decide trilhar um caminho a solo.

Aproveitando que o grupo fez uma pausa em suas atividades, o cantor dedicou-se à preparação do seu álbum solo, intitulado "Jardim" e lançado em Outubro de 2007.

Tiago de Albergaria Pinheiro Goulart e Bettencourt (Coimbra, 16 de Setembro de 1979) é um cantor português, foi o vocalista dos Toranja.

Tiago participou do programa "Canta Por Mim", da TVI, como celebridade onde cantou ao lado de Dalila Carmo. Foram ambos, juntos, até à final onde se classificaram na segunda posição.

Tiago Bettencourt nasceu na freguesia de Santa Cruz, em Coimbra, e foi viver para Lisboa. Filho de pai natural da Ilha de São Jorge e de mãe natural de Coimbra.

Frequentou com o seu irmão, João, o Colégio D. Luísa Sigea, situado no Estoril. A sua mãe foi professora de Língua Portuguesa na Escola Salesiana do Estoril.

Em 2003, lançam o seu primeiro álbum Esquissos. Deste, faz parte a famosa música "Carta". Em 2005, Segundo é editado.

Em 2006, os Toranja anunciam uma pausa prolongada, e Tiago Bettencourt parte para a o Canadá para gravar o seu primeiro álbum a solo, que saiu em 2007.

Este trabalho foi gravado nos estúdios Hotel2Tango, em Montreal, estúdio de onde saiu o bem sucedido Funeral dos Arcade Fire, com o credenciado musico e Produtor Howard Bilerman.

A banda de apoio a Tiago Bettencourt, é composta por Pedro Gonçalves, (baixo e contrabaixo) e João Lencastre (Bateria), para além do próprio Tiago Bettencourt que, além de cantar, toca piano e guitarra.

Esta banda dá-se pelo nome de MANTHA. No ano de 2007 lançam o primeiro álbum "O Jardim". Um grande êxito foi a música "Canção Simples".

'Canção Simples', "uma espécie de brincadeira (...) com a [questão da] rima fácil" como descreve, foi o primeiro single deste trabalho, para o qual Tiago Bettencourt terá levado algum do material que compôs com os Toranja, enquanto andavam em digressão.

O mesmo single conta também com uma versão em que o cantor junta à sua voz a de Sara Tavares. O dueto faz parte de uma edição em vinil do single.

Para este disco o cantor fez novas parcerias musicais, João Lencastre, Pedro Gonçalves, dos Dead Combo (no disco) e Tiago Maia (ao vivo), que formam os Mantha. De resto, é como Tiago Bettencourt e os Mantha, que se apresenta nesta fase da sua carreira, que não gosta de chamar de "a solo".

A produção e mistura dos temas contou igualmente com uma colaboração de peso. "Jardim" foi gravado em Montreal, no Canadá, com o produtor Howard Bilerman, que trabalhou com os Arcade Fire no álbum "Funeral".

No segundo álbum, ainda sem nome e com data prevista de lançamento para o primeiro trimestre de 2010, Tiago Bettencourt contou novamente com a produção de Howard Bilerman e Chad Jones, os mesmos produtores que o tinham acolhido anteriormente em Montreal para a gravação de ‘O Jardim’.

De acordo com a editora discográfica Universal Music Portugal, este novo trabalho discográfico vai contar com a participação de vários convidados, sem, contudo adiantar quais.

O "single" do novo disco já está escolhido. "Só Mais Uma Volta" deve começar a rodar nas rádios no início de Dezembro. Antes, ainda durante este mês, Tiago Bettencourt vai gravar o 'videoclip' desta canção.

O cantor prepara-se também para gravar em vídeo um espectáculo com contornos a definir, o qual vai incluir as canções de "O Jardim" e algumas das novas canções.

A editora discográfica revela ainda que estas gravações podem ser posteriormente editadas em DVD, cuja realização fica a cargo do próprio Tiago Bettencourt.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.