×

Biografia de Unidos de Lucas

A Unidos de Lucas nasceu da fusão de duas tradicionais escolas de samba do subúrbio da Leopoldina, que se destacavam nos carnavais da cidade, ambas localizadas no bairro de Lucas: a Aprendizes de Lucas e a Unidos da Capela.

A Aprendizes de Lucas, de cores verde e branca, fundada em 15 de novembro de 1932, jamais foi campeã, embora tivesse feito excelentes desfiles. Foi a primeira escola de samba a ter uma ala de compositores formalizada (1953). Entre seus fundadores, lembramos nomes como José Serrão (Cartola) Octacilio Marques, Jorge Novais (Joca) e Claudionor Saldanha. Jorge e Claudionor sugeriram o nome da escola, e Cartola suas cores.

A Unidos da Capela, fundada em 15 de janeiro de 1933, foi campeã em 1950 e 1960. Entre seus fundadores, citamos João Lé, Businfa, Alberto de Souza Carvalho, entre outros. Foi possivelmente a primeira escola a ter, entre seus filiados, homens de cor branca. Também primeira na organização de um curso de alfabetização.

Em 1966, as duas escolas se uniram surgindo a Unidos de Lucas, o "Galo de Ouro da Leopoldina". São fundadores D’artang Alves Campos (Businfa), Marco Aurélio Guimarães (Jangada), Asteclíneo Joaquim da Silva, Flogentino dos Santos (Morenito), Herlito Machado da Fonseca (Tolito), entre outros.

Nos primeiros anos da união das escolas, a Unidos de Lucas se manteve no grupo principal, tendo emplacado em 1968 um dos mais belos sambas-enredo, segundo os especialistas. Sublime Pergaminho se tornou um clássico e foi inclusive gravado por Martinho da Vila.

No entanto, com o passar dos anos, a escola não conseguiu se manter no primeiro grupo, e atualmente vem oscilando entre os Grupos de Acesso B e C.