×

Biografia de Unidos do Viradouro

Fundado em 24 de junho de 1946, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro manteve-se restrito aos desfiles de Niterói por 39 anos (1947 a 1985). Nesse período, veio ao Rio de Janeiro algumas vezes (64 e 65). Campeã niteroiense por 18 vezes, a Viradouro resolveu tentar sua sorte de vez no Rio em 86. Fez bons desfiles nos grupos inferiores e chegou ao Especial já em 91.

Com uma homenagem a Dercy Gonçalves (Bravo, bravíssimo), a escola surpreendeu e chegou em 7º lugar, à frente de Mangueira e Vila, no ano em que o Império Serrano foi rebaixado. Foi um desfile muito bonito, e a homenageada desfilou no alto de um carro, ao lado de seu médico, com os seios de fora.

Em 92, com o enredo A magia da sorte chegou, a Viradouro não contou muito com a sorte em seu desfile. A escola fazia uma boa apresentação, com Max Lopes contando a história dos ciganos. Mas um dos mais belos carros daquele carnaval, que retratava a Sibéria e trazia vários huskys siberianos, pegou fogo e o incêndio se tornou incontrolável.

Os bombeiros tiveram que entrar no meio do desfile para tentar conter as labaredas. As alas tiveram que se espremer na Avenida para dar passagem ao carro do Corpo de Bombeiros; enquanto isso, um imenso rastro de fumaça preta cobria a Sapucaí.

Felizmente, os destaques e demais componentes da alegoria foram retirados a tempo e ninguém se feriu. O mais comovente foi ver o resto da escola continuar seu desfile, sem parar de cantar.

Por fim, a Viradouro se atrasou e perdeu 13 pontos na cronometragem, já que estourou o tempo. Foram esses pontos perdidos que levaram a escola ao 9º lugar; caso não tivesse sido punida, a escola chegaria em 3º lugar, em seu segundo ano no Grupo Especial.

Max Lopes ainda se manteve na escola em 93, mas em 94 a Viradouro traria Joãosinho Trinta, que se afastara da Beija-Flor havia dois anos. Logo em sua estréia, o carnavalesco obteve um ótimo 3º lugar. Depois, errou a mão por dois anos, chegando na 8ª e na 13ª posição.

E então veio o grande desfile da escola, em 97. Saindo de um péssimo desfile em 96, quando quase foi rebaixada, a escola tinha o projeto de conseguir chegar ao Desfile das Campeãs. Mas o resultado final foi mais generoso e deu o primeiro título à escola de Niterói.

Com Trevas, luz, a explosão do Universo, a Viradouro levou para a Avenida um bonito jogo de cores, contrastando o preto e o branco, o claro e o escuro. Desde então, a Viradouro vem fazendo bons desfiles, conseguindo sempre chegar ao Desfile das Campeãs.