×

Biografia de Via Negromonte

Via Negromonte, dona de sorriso encantador, artista polivante e muito talentosa, tem muito mais que alegria e simpatia, esbanjando sempre por onde passa; de fácil percepção seus atributos artísticos, como além de ser cantora, é também atriz, bailarina, diretora musical e ainda faz a concepção dos seus espetáculos.


Via começou sua trajetória artística muito cedo. Aos dezesseis anos já era solista do Teatro Palácio das Artes em Belo Horizonte. E foi neste mesmo período, que ganhou uma bolsa de estudos para o American Ballet, em Nova York, onde estudou Jazz, tornando-se bolsista do Alvin Ailey Dance Company. Mas foi entre as duzentas candidatas que concorriam ao West Side Story, na Broadway, que Via foi escolhida para interpretar "Anita" no musical. Durante o tempo que permaneceu trabalhando no espetáculo, Via esteve na Europa e começou uma temporada de seis meses em Paris no Teatre du Chatelet em 1981. Em Londres, participou dos vídeos clips para Nile Rogers, Peter Godwin, Martin Kahan, Grace Jones, fazendo a coreografia deste último, sob a direção de Jean-Paul Goude.

Ao voltar de Nova York, no ano de 1982/3, Via passou a compor Pop-music, e fazer shows com influências de Rock, Blues e Pop em seu repertório, apresentando-se em CBGB'S, Ritz e The Red Bar, em Manhattam. Via participou de outros musicais da Broadway, como; Mame (com Angela Lansbury), Off - Broadway (Gotta Dance, Tony Tanner), Dinne Theatre, "Can-Can", de Cole Porter e Cotton Club, de Francis Ford Coppola e de vários vídeo-clips e comerciais para a TV americana.

Durante a apresentação de um show no Ritz, onde fazia a abertura para Billy Idol, surge o convite para gravar no Brasil. Esta era a oportunidade que Via precisava para voltar ao seu país.

Em 1988, surpresa ao chegar no Brasil. Via grava dois LPs pela CBS Discos : Via Negromonte e Noites sem Dormir e recebe o Prêmio Revelação Sharp de Música. Em maio do corrente foi premiada "Melhor Atriz" no 22º Festival Guarnicé do São Luiz do Maranhão, por sua atuação em O Auto de Leidiana, de Rosemberg Cariri. No ano seguinte é convidada para atuar na novela Kananga do Japão, no qual fica conhecida no Brasil através do personagem "Madalena", exibida na extinta Rede Manchete.Também participou da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991, re-exibida atualmente no SBT 2010) e Rosa dos Rumos(1990).

Em 1995 na novela Irmãos Coragem fez o papel de Domingas.Em 1997 participou do filme Testamento do Sr. Napomuceno. Após o nascimento de sua filha Sofia Helena, Via ficou um tempo afastado dos palcos para cuidar de sua vida pessoal, retornando no ano de 1997/99 para gravar o CD "Pura Eu", onde nesta mesma ocasião esteve divulgando seu trabalho em vários países, como: Cabo Verde, Angola, França, Portugal entre outros.

No ano de 2003, Via Negromonte voltou com força total marcando sua presença na Exposição Arte da África, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Já em 2005 na novela Belíssima viveu a personagem Diva Pacheco.

Atualmente é responsável pela direção,concepção e direção musical das performances da exposição "Por Ti América",no CCBB até o dia 29 de Janeiro de 2006,sobre a cultura dos povos pré-colombianos.

Em 2007 , fez a personagem Cassandra Sandrini Sítio do Picapau Amarelo e seu mais recente trabalho foi no cinema vivendo Dora no filme Chico Xavier, onde seu marido o ator Nelson Xavier também atua.

Podemos também citar os seus trabalhos no teatro: Romeu e Julieta, Batucada, Orfeu da Conceição , Os Físicos , Ciganos, O Pedido de casamento , Romance dos dois soldados de Heródes , Lírico, Épico, Cômicos e Absurdos , Yves Alves .