×

Biografia de Whiskeytown

Uma banda com a existência de uma turbulenta como Whiskeytown foi obrigado a implodir mais cedo ou mais tarde, mas pelo tempo que eles fizeram, teve um dos maiores seguidores do culto de qualquer banda de alt-country. A maioria das contas seguiu a fonte de todo o tumulto para bandleader Ryan Adams, um compositor talentoso jovem cujo flashes de brilho veio de mãos dadas com um temperamento volátil e um apetite por álcool. Adams ficou famoso por suas explosões e apresentações irregulares, e inúmeros conflitos com os colegas (alguns deles no palco), inevitavelmente, levou a freqüentes mudanças de pessoal. No entanto, durante seus cinco anos de duração, Whiskeytown fez algumas músicas inegavelmente atraente que só aumentou a mística em torno de seu líder enfant terrible.

Whiskeytown foi formada em 1994 em Raleigh, NC, pelo cantor / guitarrista / Adams banjoist, um 20-year-old punk rocker ex-que tinha descoberto o country-rock de Gram Parsons. Os membros da banda Carta outros foram violinista / ocasional vocalista Caitlin Cary, o guitarrista Phil Wandscher, o baixista Steve Grothmann eo baterista Eric "Skillet" Gilmore. Cortaram um sete-song EP chamado Angels para o local indie Mood Food em 1995 e rapidamente se lhe seguiu com seu primeiro longa-metragem, Faithless Street, no início de 1996. Fortemente endividados com Parsons, Uncle Tupelo, e as substituições, o álbum recebeu boas críticas da imprensa alt-country (revista n º Depressão, em particular), e um desempenho naquele ano South by Southwest, festival de música ajudou net-los a lidar um com a Geffen Outpost raízes da filial. Food Humor emitido Rural Free Delivery, uma compilação das primeiras gravações, em 1997, mesmo ano em que completou Whiskeytown sua estréia em uma grande gravadora, Stranger's Almanac. Já havia uma seção de ritmo novo, na pessoa do baixista Jeff Rice e o baterista Steven Terry, e Wandscher não deixou muito tempo depois que o álbum foi lançado no verão.

A turnê de Stranger's Almanac era uma tempestade, fazendo muito para ganhar Adams sua reputação de bad-boy, e pelo tempo que a poeira baixou, Adams e Cary foram os únicos membros permanentes. Eles acrescentaram multi-instrumentista Mike Daly, que não só tocava teclado, guitarra, pedal e lap steel, bandolim, bandolim e gaita de foles, mas também co-escreveu uma grande quantidade de material com Adams para o próximo álbum da banda. Músicos de apoio veio e foi em um ritmo furioso, incluindo onetime flrohose membro Crawford e Ed o baterista original Gilmore. De alguma forma, um estúdio de programação semistable coalesced tempo suficiente para completar pneumonia, o terceiro álbum oficial Whiskeytown, em 1999. No entanto, uma série de fusões rótulo arquivado o registro indefinidamente, durante o qual foi fortemente pirateado e adquiriu uma sólida reputação no subsolo. Com o álbum no limbo, Whiskeytown entregou o espírito. Adams lançou seu primeiro álbum solo, Heartbreaker, em 2000, e Cary emitiu seu próprio solo EP, Waltzie, esse ano também. Pneumonia foi finalmente lançado em 2001 na filial raízes Universal Lost Highway e ganhou alguns dos mais fortes opiniões do grupo, mas por sua abordagem eclética. Adams álbum solo de segunda, Ouro, apareceu em 2002, e Cary lançou o álbum solo Enquanto você não estava olhando, e eu vou ficar fora em 2002 e 2003, respectivamente. Steve Huey, All Music Guide.