×

Biografia de Wilson Pickett

Wilson Pickett nasceu em 18 de março de 1941 em Prattville, Alabama, e cresceu cantando em coros na igreja batista. Ele era o caçula de 11 filhos. O estilo Pickett, enérgico apaixonado de cantar foi desenvolvido na igreja e nas ruas de Detroit, sob a influência das estrelas de gravação, como Little Richard,
Em 1955, Pickett tornou-se parte de um grupo de música gospel chamado a Violinaires ou Bernadette. Em 1959 juntou-se a The Falcons.
The Falcons foram um dos primeiros grupos vocais para trazer evangelho para um contexto popular, abrindo assim o caminho para a soul music. The Falcons também contou com alguns membros notáveis que passou a se tornar grandes artistas solo, quando Pickett se juntou ao grupo, Eddie Floyd e Sir Mack Rice também eram membros do grupo. O maior sucesso com The Falcons veio em 1962, quando o "I Found a Love" (co-autoria de Pickett e apresentando seus vocais), alcançou a 6ª posição na R & B gráficos, e a 75ª nas paradas pop.
Por esta altura, Pickett também gravou uma demo de uma canção que ele co-escreveu, chamado "If You Need Me". Uma alma queima lenta balada com um sermão falado, Pickett mandou a demo para Jerry Wexler, produtor da Atlantic Records. Wexler ouviu a demo e gostou muito, ele deu a um dos artistas do selo próprio de gravação, "If You Need Me" tornou-se um de seus maiores sucessos.
Pickett continuou a gravar com algum sucesso no R & B para a RCA em 1973 e 1974, marcando quatro top 30 R & B hits com "Mr. Magic Man", "Take a Closer Look at the Woman You're With", "International Playboy" e "Soft Soul Boogie Woogie". However. No entanto, ele já não estava atravessando a paradas pop com alguma regularidade.
Pickett continuou a gravar esporadicamente, com vários rótulos ao longo das décadas seguintes, fazendo ocasionalmente inferior a mid-range do R & B charts. No entanto, após 1974, nunca teve outro hit pop.
Seu último disco foi lançado em 1999, embora ele permaneceu bastante ativo na frente de turismo até que ele ficou doente em 2004.
Fora da música, a vida pessoal de Pickett foi conturbado. Mesmo no auge de 1960, seus amigos o achavam temperamental e preocupado com armas; Don Covay o descreveu como "jovem e selvagem". Em 1991, ele foi preso por estar supostamente gritando ameaças de morte ao dirigir um carro sobre gramado do prefeito em Englewood, Nova Jersey. No ano seguinte, ele foi acusado de agredir sua namorada.
Em 1993, Pickett estava envolvido em um acidente em que ele atingiu um idoso de 86 anos , com o seu carro em Englewood, Pickett se declarou culpado da acusação de dirigir embriagada e recebeu uma sentença reduzida de um ano de prisão e cinco anos de liberdade condicional. Pickett tinha sido anteriormente condenado por delitos de drogas diversas.
Ao longo da década de 1990, apesar de seus problemas pessoais, Pickett estava continuamente homenageados por suas contribuições à música. Além de ser introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, sua música foi tema de destaque no filme The Commitments, com Pickett como um fora-de-personagem na tela.
Pickett morreu de um ataque cardíaco 19 de janeiro de 2006 no hospital perto de sua Ashburn, Virginia e foi enterrado em Louisville, Kentucky. Pickett passou muitos anos em Louisville, quando sua mãe se mudou para lá do Alabama.
Em 1993, ele foi homenageado com um prêmio pela Pioneer Rhythm and Blues Foundation.