×

Biografia de Wink

O Wink estreou no dia 27 de agosto de 1988 com o single Sugar Baby love. Os artistas pop dos anos '80 e '90 eram considerados a segunda leva do J-Pop, e foi esse período que o Wink dominou. Seu primeiro álbum, Moonlight Serenade, foi lançado em julho do mesmo ano, mas o primeiro single que chegou ao topo das paradas foi o cover de Kylie Minogue, Ai ga Tomaranai ~Turn It Into Love~, lançado no dia primeiro de dezembro.

A dupla começou a fazer shows em janeiro de 1990, com a turnê Shining Star. A primeira apresentação aconteceu no Hokkaido Koseinenkin Hall. Um vídeo ao vivo e um CD saíram desses shows.

Sua popularidade cresceu e a primeira coleção de singles, Wink Hot Singles, foi lançada em 1991. Elas mantiveram seu estilo desde o início: usando roupas da moda, quase sempre muito parecidas. As garotas costumavam posar para fotos de estúdio e sempre sorriam, o que as diferia de outros grupos. As duas desenvolveram seu canto conforme sua carreira progredia, e aos poucos pareciam mais japonesas do que covers. A qualidade das músicas continuou alta e seu sucesso se mantinha a cada hit. Os singles costumavam ser dançantes, mas os álbuns também tinham espaço para belas baladas.

Em 1992 as duas cantoras lançaram seus próprios álbuns solo. O CD de Sachiko se chamava mode, e o de Shoko Delphinium. O restante de seus trabalhos solo tiveram que esperar pelo fim do Wink, apesar de elas também terem aparecido na TV, rádio e comerciais tanto juntas como sozinhas.

Outro vídeo de shows foi lançado no dia 26 de setembro, o que, com o lançamento ao vivo de estúdio de 1993, foi seu último material ao vivo.

Em 1995 a história estava próxima de seu fim quando a coleção Back to front foi lançada no dia 25 de fevereiro. Foi nessa época que aconteceram os últimos shows do Wink.

A coleção best of Wink Memories 1988-1996 deu um final à sua longa carreira em março de 1996. Seu fã clube foi fechado no ano seguinte.

Apesar de o Wink ter acabado, elas lançaram compilações em 1999 e 2000: Treasure Collection - Wink Best (best of) e Para Para WINK! (remixes). Mais uma vez, os fãs ficaram felizes pelos vídeos da dupla terem sido relançados em DVD em 2003 e 2004.

Shoko e Sachiko continuaram trabalhando na indústria musical e do entretenimento mesmo após o fim do Wink.

No final de 2007, a Polystar anunciou que lançaria dois box sets em comemoração aos 20 anos do Wink. O primeiro contém seus singles em formato 12cm e o segundo seus álbuns, incluindo vários remixes, versões em karaokê e materiais não lançados.

Mesmo que o grupo tenha acabado há tanto tempo, elas seguem agradando seus fãs.