×

Biografia de Witchfinder General

Originário da Inglaterra, o quarteto Witchfinder General foi uma das poucas bandas da chamada NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) que se manteve fiel à sonoridade crua e direta dos cinco primeiros álbuns do incomparável Black Sabbath, seu conterrâneo. Fundada em meados de 1980, o Witchfinder General durou apenas três anos, mas conseguiu ter duas formações clássicas e lançar dois álbuns antológicos, indispensáveis na coleção de qualquer roqueiro que se preze. Infelizmente, não há nenhuma versão nacional para os inestimáveis trabalhos do Witchfinder General.

O seu debut foi o LP Death Penalty, datado de 1982, trazendo de maneira descarada a influência de Iommi e companhia. Nessa época, o grupo era composto por Zeeb Parkes (vocais), Phil Cope (guitarras), Zak Bajjon (baixo) e Kid Nimble (bateria). O mesmo time ainda seria responsável pelo raríssimo e excelente EP Soviet Invasion, lançado no mesmo ano. O segundo e último disco da banda foi Friends of Hell, do ano de 1983, com Rod Hawkes (baixo) e Graham Ditchfield (bateria), substituindo os membros originais. Nessa última empreitada, o grupo se distanciou um pouco do som praticado pelos mestres de Birmingham e encontrou sua identidade própria.

Embora muitos julguem Friends of Hell um trabalho superior ao disco de estréia, as vendagens do LP na época não foram tão bem sucedidas quanto as que fizeram Death Penalty entrar para o Top Ten da Europa em 1982. Uma curiosidade sobre o Witchfinder General é o fato da reprensagem do vinil Death Penalty, no ano seguinte ao seu lançamento, trazer um line up diferente do original, constando Ditchfield na bateria (que viria a gravar Friends of Hell) e Woolfy Trope (baixo). Essa confusão se repetiu em outras reedições do álbum, mas foi corrigida no relançamento da obra em CD, ocorrido em junho de 2001. Aliás, Death Penalty também foi relançado em CD na mesma data.

Atualmente, todos os ex-membros do Witchfinder General, exceto Zak Bajjon, estão afastados da música. O baixista da primeira formação é manager do Cradle of Filth e recentemente fundou seu próprio conjunto, Rainmaker888, onde canta e toca seu instrumento.

Além da música excelente, as capas do Witchfinder General eram muito interessantes, com mulheres seminuas sendo caçadas como feiticeiras. Vale lembrar que o nome do grupo vem da figura lendária de Matthew Hopkins, o caçador de bruxas. O mesmo personagem fictício foi homenageado em uma composição do grupo paulistano de Heavy Metal Virus, em 1984.