×

Biografia de Yasmin Levy

Yasmin Levy, nascida em 23 de dezembro de 1975, em Jerusalém, é uma cantora-compositora israelense de música sefardita. Seu falecido pai, Isaac Levy, foi um compositor e cantor, pesquisador pioneiro na longa e rica história da música Ladino e cultura dos judeus espanhóis e sua diáspora, sendo o editor da revista Língua Ladino Aki Yerushalayim. Com seu estilo distinto e emotivo, Yasmin trouxe uma nova interpretação para o medieval ladino / judeu-espanhol música, incorporando mais "moderno" sons do flamenco andaluz ea Turquia, bem como a combinação de instrumentos como o darbuka, oud, violino , violoncelo e piano. Em seu segundo álbum, "La Judería (SP:" O Bairro Judeu "), ela também abrangidas as canções populares Gracias a la Vida de Violeta Parra e Nací en Alamo do filme Vengo, dirigido por Tony Gatlif, que em sua versão original ganhou o César 2001 de melhor música escrita para um filme.

Seu álbum de estréia foi Romance & Yasmin em 2000, que lhe rendeu uma indicação como Melhor Revelação do fRoots / BBC Radio 3 World Music Awards 2005, seguido em 2005 com seu segundo álbum La Judiaria. Em 2006, ela foi indicada novamente, em seguida, na categoria Cultura Crossing.

Yasmin de trabalho lhe rendeu a Anna Lindh Euro-Mediterranean Foundation Award para promover o diálogo cultural entre os músicos de três culturas. Em suas próprias palavras: "Estou orgulhoso de combinar as duas culturas de Ladino e flamenco, enquanto mistura no Oriente influências orientais. Estou embarcando em uma jornada musical 500 anos de idade, tendo Ladino à Andaluzia e sua mistura com o flamenco, o estilo que ainda traz as memórias musicais do mundo mouro e judeu-espanhol velho com o som do mundo árabe. De certa forma é uma "reconciliação musical da história".