×

Curiosidades sobre Moreira da Silva

Enviar curiosidade >
  • Desde os anos 80, Moreira da Silva era sempre lembrado no dia de seu aniversário, 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira. Nesta data, costumava desfilar de carro na Rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, vestido de terno branco e chapéu-panamá, encarnando o estereótipo do "malandro". Fora sua atuação como cantor, ficou famoso por seu temperamento irreverente, com resposta para tudo na ponta da língua.
  • Com a fama de malandro, passou a interpretar um personagem nos enredos de seus sambas de breque. O "Kid Morengueira", presente no enorme sucesso 'O rei do gatilho' de Miguel Gustavo, que originou uma série de sambas do mesmo autor, que ele gravou dentro do tema cinematográfico. O disco de maior sucesso dentro deste tema foi 'O rei do gatilho', de 1962.
  • Moreira da Silva entrou para a Prefeitura e em 1926 passou para a Assistência Municipal como chofer de Ambulância. Durante um pequeno período foi chofer do secretário particular do prefeito Prado Junior. Trabalhou durante 12 anos como chofer da Prefeitura passando mais tarde a encarregado do núcleo e auxiliar de garagem, profissão que exerceu até aposentar-se.
  • O herói Kid Morengueira, "vivido" pelo cantor Moreira da Silva ao interpretar seus sambas, também enfrenta James Bond na música "007 contra Kid Morengueira".
  • Em 1998, Moreira da Silva, participou do CD comemorativo "Brasil são outros 500", gravando as faixas Amigo urso e Resposta ao amigo, cantando em duo com Gabriel O Pensador.
  • Motorista de lotação e sambista, o cantor Moreira da Silva (foto) namorou por 18 anos uma polaca: a russa Estera Gladkowicer, que chegou ao Brasil com 20 anos em 1927, foi dona de bordel no Mangue e se matou em 68, ingerindo barbitúricos.
  • Estera ,Para ela, Moreira compôs Judia Rara: "A rosa não se compara / A essa judia rara / Criada no meu país / Rosa de amor sem espinhos / Diz que são meus seus carinhos / E eu sou um homem feliz" (Fonte: Homenagens em músicas e poemas - Aventuras na História ).

Mais tocadas

Ouvir Moreira da Silva Ouvir