×

Curiosidades sobre Newton Mendonça

Enviar curiosidade >
  • Em parceria com Tom Jobim, Newton Mendonça compôs grandes sucessos da bossa nova, como: "Foi a noite", 1956, lançado por Sylvia Telles, na Odeon, e no ano seguinte: "Só saudade", 1957; "Desafinado", gravado por João Gilberto, na Odeon, em 1958; "Discussão", "Meditação" e "Samba de uma nota só", pelo mesmo cantor e etiqueta, dois anos depois. Na Copacabana, gravou o LP 'Em cada amor uma canção'.
  • Não houve muitos amigos. Alguns, famosos - Jobim, o poeta Moacyr Felix, que, em 1959, dedicou-lhe um poema, O Hóspede, tristemente premonitório: "Dolorosa mentira é a vida irrotulada/ envelhecer as bocas sem que de amor se gaste/ nos cântaros do tempo." Outro era Johnny Alf, que considera Newton um injustiçado na história da música popular. E o autor antecipa no prefácio, que esta não é uma biografia definitiva. É um primeiro passo. Ainda há muito a saber.
  • Em 1961, Marino Pinto organizou um disco em homenagem a Newton Mendonça, "Em Cada Estrela uma Canção", com Marisa Gata Mansa, Carminha Mascarenhas, Ernani Fiho. O disco nunca foi reeditado.
  • Além de Sylvia Telles, também foram intérpretes das músicas de Newton Mendonça, João Gilberto, Dick Farney, Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia, Dora Lopes, Mauricy Moura, Osny Silva, Cláudia Morena, Marisa Gata Mansa, Lenita Bruno e Cris Delano.
  • Em 1953, Dora Lopes gravou na Sinter "Você morreu pra mim", composição de Newton Mendonça em parceria com Fernando Lobo.

Mais tocadas

Ouvir Newton Mendonça Ouvir

Biografia

Ver completa >
Newton Ferreira de Mendonça (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1960) foi um pianista, compositor, violinista e gaitista brasileiro. Viveu entre 1933 a 1939 em Porto Alegre, onde estudou violino,...

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >