×

Curiosidades sobre Piska

Enviar curiosidade >
  • 2002 -A versatilidade do compositor e guitarrista de 51 anos tem história. Ele está na estrada há mais de três décadas. Começou tocando com Wanderley Cardoso, viu a MPB se profissionalizar, o rock brasileiro nascer, o pagode estourar. Depois de integrar os extintos grupos de rock Joelho de Porco e Casa das Máquinas, acompanhou Elis Regina, Gal Costa, Ney Matogrosso e As Frenéticas, entre outros.
  • Nós formamos uma dupla muito poderosa, juntamos a força de duas pessoas muito criativas, ele era fora de série. Foi algo muito benéfico pra nós dois e fortaleceu muito a música popular sertaneja. A guitarra dele ninguém conseguia tirar. Era inconfundível e marcou uma época. Ele era gênio, eu sempre disse isso”. César Augusto (compositor e parceiro de Piska)
  • 2002 - Ele pode não conhecer o segredo da pedra filosofal da música, mas continua tentando. No mais recente disco do KLB, além da produção, compôs oito das faixas, algumas em parceria com o vocalista Kiko, 21 anos.
  • 09 janeiro, 2012 ola galera. Eu sou Josiel Rufino, e tambem trabalhei com Piska em studios de gravaçao aqui em Sao paulo. tenho uma OBS: sobre este grande musico e produtor PISKA. Eu acompanhei a primeira participaçao do musico Piska no Mundo Setanejo. Ele foi Convidado,fazer um solo de guitarra em uma das faixas do disco de Leandro & Leonardo (vinil), na musica BATE CORAÇAO (autor. Altair Veloso ). O solo foi um susseso, Logo ele ja foi convidado para gravar com Zeze de Camargo e Luciano, e mais um monte de artistas. Cezar Augusto e piska viraram uma dupla de fabricar sussessos. Depois de muitas gravaçoes no ano 1991, fecharam o ano com chave de ouro com um tema de fim de ano, reunindo a maioria dos artistas consagrados do sertanejo. covidados da época era Fafa de Belem,Eduardo Araujo, Amado Batista, Rene e Ronaldo,Chrystian e Ralf.Gian e Giovani,Jayne, Mato Grosso e Mathias, Dalvan, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e outros que nao me lembro agora.
  • Piska começou fazendo os arranjos de Leandro e Leonardo, e César Augusto assinava as produções. A parceria se estendeu também para o campo das composições. Juntos, fizeram canções como ”Dor de amor não tem jeito”, “Um bom perdedor” e “Loucura demais”, “Copo de Vinho”, “Em nome do amor”, e “Bobo”.
  • Como produtor, deixou sua marca nos primeiros álbuns de Marina. “Agora estou aqui, fazendo sertanejo”, ironiza o paulistano, pai de duas adolescentes, um roqueiro desnaturado, mas ainda fanático pelos Beatles.
  • Antes de entrar para o sertanejo e formar uma das parcerias mais bem sucedidas dos anos 1990, ao lado do produtor César Augusto, Piska havia tocado com nomes como Gal Costa e Ney Matogrosso, além de ter sido guitarrista do “Casa das Maquinas”.
  • 2002 - Piska – o primeiro da relação, seguido por Djavan – garante que não conhece a fórmula do sucesso, apesar de ter emplacado, só no ano passado, outras três músicas nas paradas, todas gravadas pela boy band KLB: A dor desse amor, Estou em suas mãos e Porque tem que ser assim. “Se soubesse a fórmula, estaria trilhardário, faria 36 sucessos por dia”, conta Piska, enfiado numa camiseta combinando com uma bermuda de surfista, no estúdio de 720 metros quadrados que está construindo na Praia Grande, litoral paulista.
  • 2011 - Há 13 anos, decidiu ir morar na Praia Grande, onde teve um estúdio. Havia se afastado do trabalho por causa da saúde: portador de hepatite, estava na fila do transplante, que não chegou a realizar. Morreu , aos 60 anos , de falência de órgãos. Deixa duas filhas e muito material inédito, conta a família.
  • Fora dos bastidores da indústria fonográfica, muito pouca gente ouviu falar de Carlos Roberto Piazzolli, o Piska, César Augusto Abdala ou Elias Muniz Sobrinho. Mas o Brasil inteiro sabe suas músicas de cor. O paulistano Piska, por exemplo, que já coleciona 350 composições e um punhado de sucessos, é autor da balada Pare, aquela em que Zezé Di Camargo & Luciano gritam para a amada parar de “mandar e mudar” sua vida. Junto ao parceiro habitual, o paulista César Augusto, Piska cunhou outro hit romântico, conhecido na voz de Leonardo – Todas as coisas do mundo –, que traz no refrão os versos: “Somos nós/como o sol e a lua (...)/você não me ama/não é culpa sua”.
  • Aliás, sua importância como compositor na música sertaneja é talvez ainda maior do que como músico. Herdeiro da posição de parceiro oficial do César Augusto, deixada anos antes por outro grande compositor, o César Rossini, assinou centenas de músicas de gigantesco sucesso nos anos 90 e 2000. Entre elas “Louco por ela”, “É desse jeito que a gente se ama” e “Loucura demais”, gravadas por Chrystian & Ralf, “Bandido é o coração” e “Casa e Comida”, gravada por Chitãozinho & Xororó, “Amores são coisas da vida”, “Dor de amor não tem jeito”, “Um Sonhador”, por Leandro & Leonardo, “Um bom perdedor” e “Agarrada em mim”, com Bruno & Marrone, “Pare”, “Antes de Voltar pra casa” e mais da metade das músicas gravadas pela dupla Zezé di Camargo & Luciano, entre outras centenas de canções de absoluto sucesso.
  • 30/12/2011 Na noite de sexta-feira em São Paulo, faleceu Carlos Roberto Piazzolli, o Piska, consagrado produtor e compositor sertanejo, um dos grandes responsáveis pela popularização da música sertaneja nos anos 1990.
  • Em 1993, trabalhou num disco da dupla Chrystian e Ralf como arranjador e regente. O disco ainda incluía algumas de suas composições, como “Louco por ela” e “É desse jeito que a gente se ama”, ambas com Eduardo e Adriano, e “Loucura demais”, “Menina” e “Pra ficar com você”, as três com César Augusto. No mesmo ano, fez os arranjos e a regência nas faixas “Faz mais uma vez comigo”, “Olhos de lua” e “Mais do que eu” para o terceiro disco da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que incluiu ainda sua composição “Mais do que eu”, parceria com Eduardo e Adriano.
  • Quem o levou para a longa e sinuosa estrada da música caipira foi o parceiro César Augusto, 48 anos, 30 de carreira, que ele conheceu no final dos anos 80, em São Paulo, nos corredores da extinta gravadora Copacabana. Já nesta época, Augusto era um nome de respeito no quem é quem do mundo do disco. Foi ele, por exemplo, quem produziu o quarto álbum da extinta dupla Leandro & Leonardo, aquele que trazia o arrasa-quarteirão Pensa em mim. “Estreei vendendo três milhões de cópias”, conta o compositor e produtor dos mais requisitados por duplas como Gian & Giovani. O paulista de Jaborandi, que já integrou a dupla César & César, contabiliza 700 músicas gravadas, entre elas Hoje é sexta-feira e Festa de rodeio, o hino dos peões-boiadeiros.
  • Uma das inovações trazidas pelo Piska para a música sertaneja é a fusão com o pop rock. Aquelas guitarras dobradas que nos anos 90 eram a característica mais marcante do segmento foram popularizadas por ele em suas produções e nos seus arranjos. Quase uma marca registrada. No final dos anos 90, montou seu próprio estúdio de gravação, através do qual lançou o selo “Piska Records”. O Piska é considerado, aliás, um dos principais responsáveis pelo sucesso do grupo KLB. Em 2001, foi recordista de arrecadação de direitos autorais segundo o ECAD.

Mais tocadas

Ouvir Piska Ouvir

Biografia

Ver completa >
Carlos Roberto Piazzoli mais conhecido como Piska, foi um guitarrista, arranjador e compositor brasileiro. Autodidata, começou cedo o seu contato com a música. Aprendeu a tocar baixo, teclados e, por fim, adotou a guitarra como instrumento. Piska foi considerado um...

Fotos

Ver mais fotos >