Imagem de Fundo
página inicialjJacó e Jacozinho

Biografia de Jacó e Jacozinho

Nascidos em Assis-SP, filhos de Gabriel Jacob (1902/1979) - grande catireiro paranaense conhecido como “Jacó da Viola” -, e de Dona Maria Joana de Jesus (1911/1982), Jacó e Jacózinho foram os irmãos mais famosos de um total de 9 filhos: José (1932/72), João (1934 /81), Antônio (1938/81), Benedito (1942/65), Sebastião (1943/81), Amado (1944 /2001), Aparecida (1946), Pedro (1948) e Inês (1950).

A dupla que se iniciou com o nome de "Jacó e Jacózinho" era formada por Antônio e Amado Jacob. Pedro, o oitavo filho do casal, costumava substituir um ou outro em shows e no rádio, quando acontecia algum imprevisto, mas Antônio e Amado foram os irmãos titulares que integraram a dupla até o início da década de 1980.

Jacó e Jacózinho estrearam no disco em 1962, quando gravaram pelo selo Sertanejo o arrasta-pé "Papai Me Disse", composição deles, e a moda de viola "Castigo de Fazendeiro" de Sulino e Roque de Almeida.

Em 1964, gravaram o primeiro LP e continuaram gravando ininterruptamente até 1980, sempre pela gravadora Continental. Foi a dupla que mais vendeu discos na década de 1970, ao lado de Tião Carreiro e Pardinho. Jacó e Jacózinho gravaram, entre 78 rpm e LPs, 30 discos.

A dupla “Jacó e Jacózinho”, em sua formação original, fez bastante sucesso, principalmente na década de 1960, notabilizando-se com uma vocalização não tradicional, com dissonâncias e mudanças de tonalidade. Na mesma época, atuava na Rádio Nacional de São Paulo, onde era cartaz num programa que ia ao ar todas as sextas-feiras às 20h.

Gravaram músicas de diversos autores, dentre os quais Lourival dos Santos, Carreirinho, Sulino, Moacir dos Santos e também músicas de autoria deles próprios.

Um fato curioso aconteceu no ano de 1974, quando Jacó e Jacózinho resolveram gravar a música humorística "Pepino", de Jacó e Jacozinho, ("Eu não quero mais pepino / nem do grosso nem do fino..."). Como não queriam confundí-la com o tradicional repertório caipira raiz, criaram então outra dupla, apenas para cantar músicas humorísticas: "Amado e Antônio", usando os próprios nomes de batismo, e que chegou a gravar dois discos!

Em 1980, Antônio Jacob gravou um disco ao lado do irmão Pedro Jacob, que ocupou o lugar do “Jacózinho”, uma vez que este se encontrava doente.

Em 1981, Antônio Jacob faleceu vítima de enfarto, após sofrer grande contrariedade em decorrência de uma discussão com Pedro Jacob.

Em 1982, Amado Jacob ainda gravou um último disco com Pedro Jacob para cumprir o contrato na gravadora, onde destaca-se a música “Sete Irmãos”, um pequeno resumo da vida da dupla e sua família.

Em 1992, acometido por uma doença no pulmão, Jacózinho parou de cantar, vindo a falecer em junho de 2001, de complicações na saúde devido a diabetes.

Dando continuidade à dupla, Pedro Jacob gravou, ao lado de Zé Almeida, apenas o CD “10 Anos Depois”.

Foi então que apareceu um novo talento na família: Pedro Rafael Jacob que, com apenas 17 anos, começou a cantar com o pai Pedro Jacob. Pouco tempo depois, em 1997, nascia a nova dupla: "Jacó e Jacózito".

Hoje, pai e filho seguem valorizando a música caipira raiz e com sucesso em sua nova carreira, levando seu repertório a todos os cantos do Brasil em shows que também revivem antigos sucessos da dupla “Jacó e Jacózinho”.

 Corrigir Biografia

Jacó e Jacozinho Letras

Quem ouviu este artista

PaulaoPaulao(10197)
arciaarcia(196)
RonalvesRonalves(4394)
vonenavonena(768)

de Lucas1600 Você sabia?

Você sabia que o violeiro Benedito Ferreira da Paula conhecido como Piracaia foi o compositor das primeiras músicas de sucesso da dupla Jacó e Jacozinho?

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Jacó e Jacozinho Nascidos em Assis-SP, filhos de Gabriel Jacob (1902/1979) - grande catireiro paranaense conhecido como “Jacó da Viola” -, e de Dona Maria Joana de Jesus (1911/1982), Jacó e Jacózinho foram os irmãos mais famosos de um total de 9 filhos: José (1932/72...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Jacó e Jacozinho e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

bia_11bia_11 se cadastrou no site

APASCENTADORAPASCENTADOR se cadastrou no site

natieelnatieel se cadastrou no site

Mila28Mila28 se cadastrou no site

sentinellasentinella se cadastrou no site

rebelitorebelito se cadastrou no site

anaaaaaaaa9anaaaaaaaa9 se cadastrou no site

epicoepico tem uma nova foto na galeria.

epicoepico enviou um recado para o fã-clube de Slipknot

epicoepico entrou no fã-clube de Korn

epicoepico entrou no fã-clube de Papa Roach

epicoepico entrou no fã-clube de Slipknot

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

cadastre-se