×

Biografia de A Curva da Cintura

Parceiros há vinte anos, Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra sempre foram dois dos mais inquietos músicos da chamada Geração 80. Tanto é que o notável fato de terem integrado bandas consagradas como Titãs e Ira!, respectivamente, não seria o suficiente para resumir a importância musical de ambos.

A mais recente empreitada conjunta do cantor e compositor de 51 anos e do guitarrista de 49 é o disco A Curva da Cintura, lançado na semana passada, em colaboração com o premiado músico malinês Toumani Diabaté, lenda viva do instrumento conhecido como kora, um parente africano da harpa, de cujas 21 cordas se extrai um peculiar e agradabilíssimo som.

Diabaté, de 46 anos, conheceu Arnaldo e Edgard no ano passado, quando o festival carioca Back2Black propôs uma colaboração entre os três. O resultado agradou aos envolvidos, que meses depois voltaram a se reunir em Bamako, capital malinesa e cidade natal de Diabaté, para gravar um álbum baseado em canções que a dupla paulistana vinha compondo desde 2009.

Com a ajuda de músicos como Sidiki Diabaté, filho de Toumani, e do produtor paulistano Gustavo Lenza (Céu, Curumin), gestaram o eclético e instigante repertório de 14 faixas do álbum, sendo 11 assinadas por Antunes e Scandurra.