×

Curiosidades sobre Adelaide Chiozzo

Enviar curiosidade >
  • A instrumentista, cantora e atriz Adelaide Chiozzo nasceu em São Paulo/SP.
  • Em 1975, com o violonista Carlos Mattos, (com quem se casou em 1951), Adelaide Chiozzo apresentou no Rio de Janeiro e Niterói o show "Cada um tem o acordeom que merece", com repertório de vários compositores da música brasileira.
  • A atriz, cantora, instrumentista, compositora, Adelaide Chiozzo conta que desde criança era inquieta "a mais levada da classe"; e que se ouvia fox-trot, já saía logo sapateando.
  • Em julho de 1996, Adelaide participou, com Francisco Carlos, do Projeto Seis e Meia, no Teatro Dulcina, do Rio de Janeiro, com o show Ídolos da Atlântida.
  • Aos oito anos Adelaide começou a aprender acordeom e aos 15, por sugestão de Irani de Oliveira, participou do programa Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Clube do Brasil (hoje Mundial), imitando o sanfoneiro e cantor Pedro Raimundo.
  • Contratada pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e artista exclusiva do selo Copacabana, Adelaide teve seu apogeu no rádio, disco e cinema no início da década de 1950, fazendo sucesso como intérprete de músicas juninas e canções brejeiras.
  • De 1948 a 1957, Adelaide atuou em nove filmes, entre os quais "Carnaval no fogo" (1949), "Aviso aos navegantes" (1950), "É fogo na roupa" (1952), "O petróleo é nosso" (1954), todos de Watson Macedo, "Barnabé, tu és meu" (1952), de José Carlos Burle, e "Sai de baixo" (1956), de J. B. Tanko.
  • Adelaide estreou no cinema em 1946, atuando em dupla com o pai, Afonso Chiozzo, na comédia "Segura esta mulher", de Watson Macedo. Nesse filme, pai e filha, apareciam acompanhando o cantor Bob Nelson na canção Boi Barnabé (Afonso Simão e Bob Nelson).
  • Ainda em dupla com o pai, Adelaide trabalhou nas comédias carnavalescas "Este mundo é um pandeiro" (1947), de Watson Macedo, e "É com este que eu vou" (1948), de José Carlos Burle.

Mais tocadas

Ouvir Adelaide Chiozzo Ouvir

Biografia

Ver completa >
Adelaide Chiozzo nascimento 08/05/1931,Cantora, atriz e acordeonista, participou de mais de dez filmes a partir de 1946 e estreou em disco em 1950, pelo selo Star. Fez sucesso no rádio cantando principalmente músicas juninas, ao lado de Eliana Macedo, com...

Fotos

Ver mais fotos >