×

Biografia de Adriano Celentano

Adriano Celentano (nascido em 6 de janeiro de 1938) é um cantor italiano, compositor, comediante, ator, diretor de cinema e de TV host.

Celentano nasceu em Milão em Via Gluck 14 (sobre o qual mais tarde escreveu a canção "Il ragazzo della via Gluck"). Seus pais eram de Puglia e mudaram para o norte para o trabalho.

Antes de iniciar sua carreira como cantora, em Milão a lenda metropolitana lembrado Celentano como estudante de Ghigo Agosti (pioneira rock europeu) durante seu show de música na Itália do Norte em torno de 1955-1956 com a exordial guitarrista Giorgio Gaber.

Fortemente influenciado por seu ídolo Elvis Presley e da revolução rock de 1950, ele também é conhecida como a dançarina mais famosa do modismo Hula hoop.

Durante os últimos 40 anos, ele manteve sua popularidade em Itália, vendendo milhões de discos e aparecendo em inúmeros programas de TV e filmes.

Em relação a este último, ele também foi um criador de um gênero cômico, com seu andar característico e suas expressões faciais.

Para a maior parte, seus filmes foram bem sucedidos comercialmente, na verdade em 1970 e parte da década de 1980, ele era o rei das bilheterias italiano em filmes de baixo orçamento.

Como ator, os críticos apontam para Serafino (1968), dirigido por Pietro Germi, como seu melhor desempenho.

Como diretor, ele freqüentemente lança Ornella Muti, Eleonora Giorgi e sua esposa, Claudia Mori. Ele e Claudia são os pais de Rosita, Rosalinda e Giacomo Celentano.

Ele também trabalha frequentemente como um anfitrião de vários shows de televisão italiana.

Lançou 40 álbuns: 29 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo e compilações 8. Sua canção mais famosa é "Azzurro", com letra de Paolo Conte, lançado em 1968 e coberto por vários músicos desde então.

Adriano Celentano é um vegetariano desde 2005, ele defende os direitos dos animais.

Até à data, o cantor vendeu 70 milhões de registros.