×

Biografia de Adriano Sátiro

Adriano Sátiro é compositor, cantor, instrumentista, regente e arranjador musical, compõe desde 1978. Também ator e diretor teatral. Tem parcerias com: Carlos Careqa, Arrigo Barnabé, Roberto Prado, Belchior, Maurício Armênio, Thadeu Wocjiekowski, Marcos Prado, Ulisses, Osvaldo Rios e outros, e músicas gravadas por: Vânia Abreu (“Ser Igual é Legal”, parceria com Careqa, tema da telenovela “Anjo Mau”), Tetê Espíndola, Virgínia Rosa, Rita Ribeiro, Careqa, Arrigo Barnabé, Rubi, Peixelétrico, Falcão...

Tem mais de 1200 composições, entre eruditas, populares, instrumentais e trilhas. Compôs diversas trilhas sonoras para teatro, cinema e vídeo, além de “jingles” e “spots” publicitários. Realizou, por vários anos, Oficinas de Regência Coral e Coral Infantil, pela SEC-PR (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná), destinadas a professores das redes estadual e municipais de ensino e à população em geral. Ministrou vários cursos, oficinas e “workshops” nas áreas de Teatro e Música.

Ganhou em 99, os Prêmios “Saul Trumpet” de “melhor música” e “destaque da música paranaense”. Obteve o 3º lugar no XII FAMPOP (Avaré), 95, com a música “Eclipse em Meia Lua”, parceria com C.Careqa e Arrigo Barnabé, interpretada por Virgínia Rosa, concorrendo com compositores como: Luiz Carlos da Vila, Paulo César Feital, Ivor Lancelotti, Sérgio Natureza, Roberto Menescal, Aldir Blanc, Zeca Baleiro, Fátima Guedes e outros.

Atualmente trabalha com composição musical para internet, em diversos formatos, é diretor artístico, compositor e arranjador de produções de áudio, e realiza oficinas e workshops de música e musicoterapia em conjunto com a musicoterapeuta Luciana Alves, com quem divide tb a direção da Fábrica de Mágicas, Centro de Artes, Terapia e Educação, em Piçarras, SC.