×

Biografia de Alberto Fortis

Alberto Fortis nasceu 3 de junho de 1955 em Domodossola, na província de Verbania (na época estava sob a jurisdição de Novara).
Seu pai era um coronel cirurgião promovido dos méritos adquiridos em ação humanitária Alpine.
Ele também foi diretor médico da cidade.
Em sua família há um outro luminar da Medicina: Professor Lino De Gasperis - primo da mãe de Albert, que morreu quando ele tinha 17 anos - que foi o cirurgião cardíaco primeiro Italiano de grande fama, e professor de Professor Azzolina.
Entre Albert e seus pais foi um grande fosso entre as gerações: ele nasceu, seu pai já era 54 anos.
Seu relacionamento, no entanto, não afetados: o pai queria que ela se tornar um médico - na verdade, Albert estudou medicina entre Génova e Milão por três anos e meio - mas nunca impediu a paixão de seu filho para a música.
Pelo contrário: ele assistiu os bastidores de seus shows até a idade de 80 anni.Alberto tem duas irmãs mais velhas e quatro netos com ele, já na casa dos trinta, com quem tem um ótimo relacionamento com uma forte amizade.
Ele cresceu com uma educação católica, freqüentando as médias, o ginásio eo clássico do ensino médio Rosmini Domodossola.
A faculdade tinha uma abordagem semelhante para faculdades americanas: além de estudar, os alunos praticavam esportes diferentes.
Seus favoritos eram e ainda são, ténis, equitação, artes marciais e futebol.
Seus ídolos no início foram John Charles e Omar Sivori, Juventus, Juventus, pois Alberto tem o DNA: avó de sua avó era um primo de Giampiero Boniperti, presidente da amostra históricos e Juventus.
Entre as lembranças mais agradáveis ​​do seu passado desportivo, existem os desafios tribunal interminável de alunos externos - como Albert - e dentro da faculdade.
Certa vez, ele venceu um torneio duas vezes, batendo dois jogadores para o desespero da terceira categoria, em uma final desgastante durar de três a dez horas da tarde.
A paixão pela música nasceu tocando bateria para 13 anos, ele fundou o primeiro grupo, que chamou o local Paip como Sestriere, onde ele havia realizado.
Aos 16 anos jogou pela primeira vez na RAI com uma nova banda: The recomendadas.
Cortou seus dentes com uma tampa-rock inspirado: Credence Clearwater Revival, Ten Years After, Led Zeppelin.
Havia também no repertório de Vanilla Fudge baterista Carmine Appice, que há seis anos, Albert teve o prazer de reunião em Los Angeles.
De repente, aos 18 anos, Alberto Fortis começou a tocar piano sem nunca ter estudado, um forte instinto, aperfeiçoar ao longo de muitos anos de conjuntos de bateria, instrumento que ainda maravilhoso e exorcizar.
Sua composição para piano primeiro é uma suíte de 20 minutos, que é considerado muito ousado para o álbum de estréia, mas vai ser pescadas no segundo álbum.
Estranho rocha apaixonado forte, Albert tinha um grande amor do italiano: Lucio Battisti, que para ele era o equivalente italiano do Beatles para que a expressão nas canções que ainda é incomparável.
Outro ponto de referência para sua formação artística é Bob Dylan: por talento literário, mas também para a energia musical de seus poemas.
Albert sempre sentiu a necessidade de ser apoiado por um ritmo de bombeamento da banda como um louco "Milan e Vincenzo" ou "gruta", mas também mais persuasiva como "A cadeira de lilás" ou "La nena del Salvador".
Aos 19 mudou-se para Roma, casa da RCA, o berço do cantor e compositor italiano do período (note a fórmula álbum conceitual Alberto "Este pouco de amor", de Claudio Baglioni).
Assina um contrato de um ano com En Vicenzo Micocci, mas nada acontece e as relações entre os dois acidentes: Micocci, de fato, é a protagonista de seu primeiro single, "Milan e Vincenzo", embora recentemente os dois "litigantes" assinaram uma trégua amigável.
Após um período com a etiqueta do motor Nanni Ricordi, vinculado à RCA, graças ao produtor Albert Salerno assinou um contrato com a Polygram para três álbuns e dois juntos.
Em 1979 ele foi libertado em 33 rpm de estréia "Alberto Fortis", com o apoio instrumental da GFP Mussida Di Cioccio e Pagani: a esperança é vender pelo menos cinco mil exemplares, no final, se contarmos 100 000! O segundo álbum "Entre o diabo e santidade" (1980), aquele com as suítes intermináveis ​​ao piano, foi um ato de coragem recompensado ao longo do tempo: hoje é um difícil de adoração.
Com "O Grande Caverna" (1981) começou sua peregrinação artística entre o Velho eo Novo Mundo.
O disco é o resultado de um feriado nos Estados Unidos em um clube spartan fusão de música, chamada Baked Potato, Fortis tem assistido a uma jam session com músicos Al Jarreau, até então desconhecidas para ele, que então jogado em "album: Abraham Laboriel (baixo), Alex Acuña (bateria e percussão), Dean Parks e Titular Mitch (guitarra), John Phillips (sax), Garey Mielke (teclados, ex-Supertramp para" Breakfast in America ").
Rossana Casale foi o refrão, na época noivo de Albert.
Toda a discografia de Alberto Fortis é marcado por colaborações digrande prestígio.
Em Londres, trabalhou com George Martin, produtor dos Beatles, que o apresentou a Paul McCartney, sua esposa Linda e Stella filha.
"Morangos sem fim" (1982) foi gravado no lendário Abbey Road Studios: quando Martin percebeu que a música "Strawberry sem fim" foi dedicada a John Lennon, permitiu que ele cantasse usando o microfone pessoal Lennon.
Emoção única, mas felizmente para ele, não só Alberto ouviu de alguns novos "Strawberry Fields", lembrando que as composições incrível de acidez, nirvana pura.
Para completar a atmosfera Beatles, o quarteto de cordas da Orquestra Filarmónica de Londres e participou no álbum "Morangos infinitas" existem dois músicos que tocavam no "Sgt Peppers".
Neste álbum eles tocaram as raposas de vôo, a banda composta por Claudio Alberto Dentes (mais tarde se tornou o produtor de Elio e le Storie Tese) Piero e Beppe Gemelli (mais tarde colaboradores da Lauryn Hill), e Franco Cristaldi (Andy Griggs e Paola Turco).
"El Nino" (1984) foi concebido em conjunto com Claudio Dentes, que tocou guitarra e baixo, enquanto Alberto tem alternado com bateria, teclados e piano, o instrumento que desempenha em todos os seus registros.
As estrelas dos hóspedes são Lucio "violino" e Blacksmith Demonstração Morselli, uma estrela em ascensão nas canções de sua própria trombeta que Fortis tem experimentado sua veia rock.
No "West Of Broadway" (1985), no entanto, a orquestra foi escolhida pelo famoso arranjador Bill Conti, autor da trilha sonora do filme de grande sucesso de "Rocky".
E os músicos são os mesmos que "O grande caverna", como o guitarrista Charles Temendo (anteriormente com o Earth Wind & Fire).
No final dos anos 80, Alberto Fortis estudou no Hunter College em Nova York em conhecidos vários músicos locais, o clube merece um relatório de jazz e fusion Fat terça-feira, onde ele passou a frequentar o exibicionismo grupo Sting na turnê de "Bring On The Night".
A Big Apple encontrou Carlos Alomar, co-autor de algumas das canções de John Lennon e 20 anos para um colaborador próximo de David Bowie.
Alomar produziu o álbum "Seu Absolutamente" (1987), gravado com a banda de Bowie.
Durante a gravação em Nova York, Alomar fica no estúdio de gravação com uma jovem artista cujo trabalho deve ter o seguinte: graças à circunstância fortuita, ele conheceu Albert Julian Lennon.
De volta à Itália, o Fortis tem trabalhado com a comitiva de Vasco Rossi: o produtor Guido Elmi e Steve Rogers Banda Solieri, Melotti e Golinelli.
Juntos eles gravaram dois álbuns: "Map of Heaven" (1990), que também participa Mel Collins (sax tem para Pink Floyd), e os maiores sucessos ao vivo "Egg" (1991), o segundo "best of". depois de "Fortissimo".
Em 1992, por ocasião das comemorações para o aniversário de 500 da descoberta da América, Alberto Fortis, que abriu para Bob Dylan, realizada em Gênova.
No mesmo ano, juntamente com uma delegação da UNICEF, participou na reunião anual da tribal povos indígenas da América (com cerca de trinta tribos) nas terras entre o Arizona, Novo México, Colorado e Utah.
Alberto é um especialista na história dos nativos americanos, um tema que explora mais de 10 anos.
Vai e volta entre a Itália e os Estados Unidos da Alberto, que divide sua residência entre Milan e Los Angeles.
Em os EUA, é gravou seu décimo primeiro álbum: "Into the Garden" (1994).
Inicialmente, ele trabalhou com três componentes do Earth Wind & Fire, mas estranhamente o sindicato não teve o efeito desejado: Albert queria um som mais rock com uma alma negra.
Fortis é bem suportado pelo Word, uma jovem e talentosa banda de post-grunge, na Califórnia.
"Dentro do jardim" foi criado em um estúdio de gravação futurista, também utilizado por U2, em que músicos e engenheiros de som que trabalham em salas remotas, comunicando uns com os outros através de telas grandes como em "Star Trek".
O álbum é enriquecido pelo Coro Gospel do Coro da Comunidade Pentecostal (ex-empregados de Bruce Springsteen, Tina Turner, Aretha Franklin e Stevie Wonder).
Quando ele ouviu cantar pela primeira vez suas canções - uma igreja em um bairro negro de Los Angeles - Alberto foi às lágrimas.
Também em Los Angeles foi gravado "Angeldom" (2001), outro recorde total de colaboradores ilustres, começando com Alex Acuna (percussão).
Se revezaram na bateria Vinnie Colaiuta e Moffett Jonathan (Michael Jackson e turnê o baterista histórico com Madonna), a guitarra é Mikal Reid (co-produtor Ben Harper) ea mais baixa é Chris Wise (agora o baixista oficial Cult) e Abraham Laboriel.
Entre os cantores foi Eric Dover, líder da banda Arraste Imperial, que abriu sua primeira turnê ao vivo de Alanis Morissette.
Em janeiro de 2003 ele lançou seu Greatest Hits "FORTIS Universe" contém quatro inéditas, entre elas "The Half Magnificent é uma viagem em cores quentes situado num deserto inóspito - Fortis diz e continua - O protagonista do texto está em busca de um meia ideal Mas senti uma presença dentro dele ciúmes impedindo o seu desejo de compartilhar com os outros.
É uma canção muito visceral, que também se refere aos anjos do jornal, para ficar claro como Wenders ".
(Você saberá - Sexy Love - Carta a um sonho são o desconhecido outras) razão de Fortis com a Internet é muito intensa e apaixonada acompanhado de perto seu site oficial (http://www.albertofortis.it) e do fã clube (http://www.fortisfansclub.it), que interagem uns com os outros.
"Usando um monte de e-mail: é bom estar de volta para escrever as cartas, uma grande chave para a compreensão de alguns aspectos do caráter das pessoas.
O importante não é se tornar fanática e não sofre de vício: cedo ou tarde sente a necessidade de ouvir a voz do meu interlocutor ".
Também em janeiro de 2003 projetado Berty público com os seus amigos e Ticiano Passo FFC Cowgirl Pine e colaboração da alma artística de Alberto Fortis não termina com a música: é o diretor dos clips de vídeo de três canções: "Love Is Alive" (dirigido por Franco Schipani com quatro mãos, é a versão dos EUA de "Stars in the Night" de "West Of Broadway"), "Plastic México" (de "El niño") e "La nena del Salvador" (filmado para o maior ao vivo hits "O Ovo").
Em "Plastic México" (dirigido a quatro mãos com Massimo Mazzanti) Albert foi um dos primeiros a usar a imagens exclusivas do filme "Koyanniskatzi" por Francis Ford Coppola.
Fortis é também o autor de dois livros de poemas: "Tributo japonês" (1988) e "Into the Garden" (1994), ambos publicados pela Tranchida.
No período entre 1996 e 1999, ele produziu a trilha sonora para o filme "Crime Cool", em seguida, escreveu o storyboard e trilha sonora de um filme intitulado "Suspended Animation, e propôs a Dreamworks, estúdio de Steven Spielberg.
Ele está aguardando uma resposta do diretor de "ET".
Uma curiosidade: Fortis já atuou em "licorice", interpretando uma caricatura de si mesmo enquanto cantava "Estou satisfeito com você", faixa um do seu álbum de estréia.
Estes são os artistas favoritos de Alberto Fortis.
Música: The Beatles, Prince, U2, Lenny Kravitz, Alanis Morissette, Alicia Keys, Jay Z e Beck.
No entanto, todas John Lennon.
Filme: Wim Wenders ("Asas"), Stanley Kubrick ("Full Metal Jacket") e Steven Spielberg ("Hook").
Outro filme importante para ele é "AI", assinado pelo casal Kubrick-Spielberg.