×

Biografia de Alborada

Historia do Alborada
A história do grupo começa em 1984 quando Sixto Ayvar funda o grupo “Alborada” en sua cidade natal Ocobamba. Sua música, inspirada basicamente nas culturas nativas dos Andes Peruanos, é levada por Sixto até as terras da Alemanha, estabelecendo se finalmente na cidade de Colônia. Aí seu talento e ouvido musical se soma com todos os gêneros e estilos que existem em uma cidade cosmopolita, florescendo uma nova sensibilidade para os instrumentos, independentemente de sua origem. A música tradicional andina nas mãos e vozes do “Alborada” se moderniza se renova. No início o apoio e o estímulo dos renomados Manuelcha Prado e Julio Humala foram fundamentais.
Mas muitos outros nomes já passaram pelo “Alborada”, com diferentes vivências e nacionalidades. Com todos eles “Alborada” foi experimentando e adquirindo diferentes formas musicais, mas sempre com seu estilo particular e característico. Desde o estritamente tradicional até a fusão com a música de meditação. Na produção “Tropical” está presente os ritmos para dançar e contemporâneos. Nas séries “Melodias Del Corazón” e “Melodias Inolvidables” exploram os ritmos populares do Ocidente.
Mas é com a chegada de Victor Valle e Lennin de La Torre que se cria o novo som de Alborada. Aos novos estilos e ritmos que eles trouxeram de suas respectivas comunidades, se somam as experiências que ganharam ao visitar culturas indígenas do Canadá e dos Estados Unidos. Esta nova vivencia se fez presente em sua nova produção “Meditación”, onde “Alborada” demonstra que seu novo som vai muito mais além que uma simples questão de estilo.