×

Biografia de Alexander Rybak

Alexander Rybak (Minsk, 13 de maio de 1986), cantor, compositor, violinista, pianista, escritor, e ator noruegueses. Representando Noruega na competição 2009 de canção de Eurovision em Moscovo, Rússia, Rybak ganhou a competição com 387 pontos - o registro mais alto na história de Eurovision - com "Fairytales" (Conto de Fadas), uma canção de sua composição.

Alexander nasceu na Bielorrússia e mudou-se para a Noruega com os seus pais quando tinha quatro anos.
Ele venceu o Eurovision 2009, um festival de música envolvendo todos os países da Europa.

A música vencedora do festival foi a interpretada por ele, de nome "Fairytale". Depois de vencer, ele já prepara o cd de estreia, chamado "Fairytales". Há várias músicas já confirmadas. Certo mesmo será o sucesso de Fairytale em toda a Europa.

O bielorusso que cresceu na Noruega começou a tocar suas primeiras notas aos cinco anos de idade. Já participou de outros festivais, como o Ídolos, mas nada comparável a essa conquista.

Aos 23 anos demonstra carisma e espontaneidade, o que contribuiu decisivamente para a conquista do primeiro lugar na competição.

O artista merece destaque não apenas pelo talento, mas, sobretudo pela garra que muito pouco dos artistas da nova geração apresentam para conseguir “o seu lugar ao sol”.

A música de Alexander é agradável e a jovialidade das suas apresentações transforma o garoto em um show ímpar.

O cantor norueguês Alexander Rybak lançou o seu álbum Fairytales na França. Como bônus, foi incluido a versão de Fairytale em francês. O cantor foi o vencedor da 54º edição do Eurovision celebrado em Moscou.

Após votação pela internet, saíram os resultados da quarta edição do ESC Radio Awards. Edição essa que consagrou Alexander Rybak, o vencedor do ESC 2009. Ele venceu na categorias de melhor canção com Fairytale e na categoria de melhor intérprete masculino.

Alexander Rybak, vencedor do ESC 2009 pela Noruega, apresentou-se na gala de entrega do Prêmio Nobel de 2009 em Oslo no dia 11 de dezembro/2009, durante o concerto que será preparado para a ocasião.

Rybak interpretou a sua canção eurovisiva, Fairytale, porém não na forma original, mas uma versão com influências Sami. A versão Sami de Fairytale foi preparada por Herman Rundberg e Svein Schultz.

O povo Sami é um dos povos indígenas do norte da Europa. Vivem na Lapônia, que corresponde a regiões setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Os Sami falam o idioma sami (ou lapão), um idioma fino-úgrico (tronco lingüístico onde o finlandês, o húngaro e o estoniano fazem parte).

Em 30 de novembro/2009 foi lançado em DVD, o filme que segue Alexander Rybak após sua vitória no ESC 2009 em Moscou.

O filme entitula-se Fairytale – O Filme, nome que faz referência a Fairytale, a canção eurovisiva de Rybak. O filme é dirigido por Rune Langlo.

O jornal norueguês Dagbladet disponibilizou um trecho do filme de Alexander Rybak que consiste na interpretação de Rybak de Fairytale baseado no modo de cantar de Michael Jackson.

Alexander Rybak também aparecerá em outro filme cujo título é Yohan Barnevandreren (O Viajante Infantil Yohan) e será lançado nos cinemas noruegueses em 26 de março/2010.