×

Biografia de Alexandre Peixe

Cantor e compositor, Alexandre Peixe, deu os primeiros passos ainda muito jovem no ano de 1993, tendo duas canções de sua autoria gravadas pelo artista Ricardo Chaves. Só em 1996 veio o reconhecimento do seu trabalho através da gravação de duas canções pelo Chiclete com Banana, sendo que uma delas, ''Nana ê'', virou um grande hit nos carnavais em todo país.

Em 1998 Ivete Sangalo grava ''Tá Tudo Bem'' - mais conhecida como ''Liga pra Mim'' - canção que veio a ser o primeiro sucesso dessa grande cantora na sua carreira solo. Essa canção rendeu a Alexandre Peixe o Troféu Caymmi - troféu considerado o ''Grammy baiano'' na categoria de melhor composição daquele ano. A partir daí teve canções gravadas por, praticamente, todos os grandes nomes da moderna música baiana, tais como: Daniela Mercury, Babado Novo, Asa de Àguia, Cheiro de Amor, Netinho, È o Tchan, Pimenta Nativa, Patchanka, As Meninas, dentre outros. E, como se isso não bastasse, emplacou a melhor música do carnaval de 2003, o mega hit ''Vôa, Vôa'', gravada pelo Chiclete com Banana no seu CD ao vivo.

Como cantor, ainda muito jovem, fez parte de uma banda - Baranga Pintada - de música baiana no final dos anos 90, chegando a gravar um disco essencialmente autoral. Nos últimos anos tem se dedicado bastante ao trabalho de compositor, sendo que no cd ''Sou Chicleteiro'' do Chiclete com Banana possui 5 músicas, inclusive a música de trabalho ''100% você'', indicada como uma das melhores músicas nas pesquisas que apontam a melhor música do carnaval 2005. Também tem duas músicas no mais novo cd/dvd do Babado Novo, todas em parceria com Beto Garrido.

No verão 2005 voltou a cantar com força total com um projeto intitulado ''Axé das antigas''. Esse projeto visa resgatar sucessos da música baiana de todos os tempos, através de um show que passeia pelos 20 anos da axé music. Esse show ganhou uma versão acústica através da gravação de um cd intitulado ''Luau Bahia'', que chegou no mercado em janeiro com a distribuição nacional pela EMI, com regravações de grandes sucessos como ''Prefixo de Verão'', ''Baianidade Nagô'', ''Porto Seguro'', ''Não Tem Lua'', ''Swing da Cor'' e duas músicas do próprio Peixe, que são: ''Voa, Voa'' e ''Tá Tudo Bem''.