×

Biografia de Alison Krauss And The Cox Family

A norte-americana Alison Krauss (Decatur, Ilinois, 23 de julho de 1971) é compositora, cantora e violinista de bluegrass, de grande sucesso em seu país natal, tendo conseguido vários discos de platina e 21 prémios Grammy.

Seus pais incentivaram ela e seu irmão, Viktor, a tocar instrumentos em uma idade precoce. De início estudou violino clássico, mas aos oito anos começou a interessar-se pelo violino de bluegrass e começou a tocar em festas e festivais, tendo obtido vários prémios. Além do virtusismo a tocar violino, chamou à atenção da critica por sua voz de soprano.

Em 1985 foram publicados as suas primeiras gravações no disco Different Strokes, uma coleção de temas bluegrass e folk interpretados por ela, pelo seu irmão Viktor, Bruce Weiss e Jim Hoiles. Nesse mesmo ano, tendo ela 14 anos, firmou um contrato com a editora discográfica /gravadora Rounder Records, especializada em música tradicional dos Estados Unidos da América e teve grande êxito.

Tal como a sua carreira progrediu, ela desenvolveu-se como produtora, arranjadora e descobridora de grandes canções. Depois de lançar sua carreira com a gravação do álbum 1987, demasiado tarde para chorar, Krauss lançou a sua banda, a Union Station, em 1989. Ela ingressou na Grand Ole Opry em 1993 com a idade de 21. A banda fez história com sucessos de vendas em 1995 "Agora que eu encontrei Você" ganhou status de platina duplo. Seus três projetos, receberam certificado com ouro. O álbum de 2002 da banda, ao vivo, foi certificada com dupla platina.

Krauss tem cantado e tocado em gravações de artistas tais como Bad Company, Vince Gill, Emmylou Harris, John Michael Montgomery, Michael McDonald, Michael Johnson, Dolly Parton, Alan Jackson, Rhonda Vincent, Dar Williams, Brad Paisley, os chefes, Kris Kristofferson , Kenny Rogers, Ralph Stanley, Shenandoah e Phish. Além de produzir suas próprias gravações com a Union Station, Krauss cantou em dois álbuns com Nickel Creek. Ela também produziu Reba McEntire's 2001, "Sweet Music Man". Krauss retoma os hinos de uma ampla variedade de fontes - Paul Simon, Loretta Lynn, Thomas Dorsey e Dottie Rambo - unindo a estas a sua interpretação fantástica.

Krauss produziu três álbuns com The Cox Família. The Cox Family inclui Willard pai, filho Sidney e três filhas, Suzanne, Evelyn, e Lynn. Todos os cinco são vocalistas, mas Suzanne e Evelyn destacam-se de modo especial em seu soprano, sendo sempre convidadas a gravar parcerias com outros cantores.