×

Biografia de Amanda Miguel

Amanda Miguel é uma cantora argentina. Famosa por sua voz poderosa. Neste último quarto de século, Amanda teve uma carreira de sucesso.

Nascida em Gaiman, na província de Chubut na Argentina, no dia 1 de junho, 1956 (pais: Raúl Miguel Angel e Ana Delia Samso).

Filha de um professor de música, Amanda Miguel desenvolveu o seu próprio interesse e amor pela música desde os quatro anos de idade.

Aos dezesseis anos, Amanda e sua família mudaram-se para Buenos Aires, onde Amanda inscreveu-se no Conservatório de Albert Williams, para estudar música e piano.

Aos 17 anos, ela conheceu Diego Verdaguer, 5 anos mais velho que ela, com quem ela depois viria a se casar.

Nesse momento, Diego já era um artista estabelecido, ela se juntou ao seu grupo musical chamado Mediterrâneo.

O grupo fez sucesso na Argentina, mas depois de ser 'descoberta' por um executivo de gravadora mexicana, ela lançou sua carreira solo com a ajuda de Diego.

Primeiro álbum de Miguel, El Sonido vol. 1, gravado em 1980, e lançado um ano depois. Implementação de um som diferente e um estilo Mediterrâneo. Seu álbum foi um sucesso, acompanhado de álbuns seguidos. Músicas lançadas durante este período, como El Buen Me Mintió e Mi Corazón alcançou sucesso nas estações de rádio espanhol.

O nascimento de sua filha Ana Victoria, levou a ruptura com o estúdio de gravação para dedicar-se a maternidade.

Ela volta a cena musical em 1987, com seu quarto álbum, El Pecado.

Em 1989 gravou o seu quinto álbum de estúdio, El rostro del Amor. Sua canção título, foi escrita por Pope John Paul II. Foi usada para cumprimentar o Papa, cantada por Amanda Miguel.

Por seu sexto álbum, Rompecorazones, ela mergulhou no mundo da música ranchera. Sob a supervisão do compositor Federico Mendez, ele escolheu suas canções, incluindo a canção-título, que se tornaram grandes sucessos.

Em 1996, Amanda Miguel viajou para Itália onde gravou 'Amame una vez más'. O álbum foi lançado no mesmo ano e foi recebido com elogios da crítica e de vendas altamente positivos nos Estados Unidos e América Latina.

Ela retornou em 1998 para gravar mais uma vez. O álbum '5 Dias', foi lançado no ano seguinte. Incluiu um re-make da a canção "Asi Como Hoy", produzido por Diego.

Em 2005, ela lançou seu álbum de Piedra Afilar. Este álbum trouxe inovações, como o multi-instrumentista e co-produtor David Snow, também produzido por Diego Verdaguer.

Este álbum traz Amanda com um som mais moderna, sem perder as produções e canções fabulosas que a fizeram conhecida. Este álbum contém também um muito aguardado dueto entre Amanda Miguel e Diego, "Siempre Fuimos Dos", escrita por David Snow, Verdaguer Diego e Miguel, com letra de Anahi.

Amanda Miguel é casada com Diego Verdaguer, outro cantor argentino. Ambos, são naturalizados cidadãos mexicanos, enquanto sua filha Ana Vitória é uma cidadã nato mexicano. Ela reside na Cidade do México. Sua filha Ana Victoria já gravou seu primeiro álbum, CD + DVD.