×

Biografia de Amy Ray

Amy Ray Elizabeth (nascida em 12 de abril de 1964) é uma cantora e compositora norte-americana e membro da conhecida dupla Folk contemporâneo Indigo Girls.

Em 6 de março de 2001, ela lançou seu primeiro álbum solo "Stag", um álbum de Punk Rock. The Butchies participou em cinco canções, e Nineteen Forty-Five e do Rock-A-Teens em uma música. Joan Jett ajudou na canção "Hey Castrator".

Em 12 de abril de 2005, Ray lançou "Prom", e em 19 de dezembro de 2006, ela lançou "Live from Knoxville". Seu quarto álbum solo "Didn't It Feel Kinder", foi lançado em 5 de agosto de 2008.

Sua banda de apoio para sua turnê Stag foi The Butchies. Em 2004, quando ela embarcou em sua turnê Prom, ela trouxe Les Nuby (guitarra), Will Lochamy (bateria) e Jody Bleyle (baixo). Bleyle foi substituída por Tara Jane O'Neil em outubro Bleyle porque estava de licença maternidade.

Ray nasceu e cresceu em Atlanta, Geórgia, e iniciou a faculdade na Universidade de Vanderbilt. Depois de um ano em Vanderbilt, Ray voltou para a área de Atlanta para continuar seus estudos na Universidade de Emory. Ray graduou-se em 1986, com especializações em Inglês e Religião.

Ray atualmente mora no norte da Geórgia. Além das Indigo Girls e seu trabalho como artista solo, Ray também funciona uma gravadora independente, Daemon Records, que ela fundou em 1990 e que tem sede em Decatur, Geórgia.

Na sua vida individual, na maioria das vezes, ela colabora com The Butchies, uma banda Punk com o baterista, Melissa York e vocalista / guitarrista Kaia Wilson. Ela contribuiu com a trilha ao vivo
"Lucy Stoners" na Calling All Kings e Queens (2001) e Lady Records album sampler, bem como uma gravação ao vivo de "On Your Honor" na compilação para a Home Alive.

Ray é também um ativista envolvido em várias causas políticas e sociais, incluindo os direitos dos homossexuais, a radiodifusão de baixa potência, os direitos das mulheres, as lutas indígenas, o controle de armas, a protecção do ambiente e do anti-movimento da pena de morte, entre outros. Ela fez várias viagens a Chiapas, México para apoiar o Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Em 1993, ela e Emily co Saliers fundado Honra da Terra com Winona LaDuke. Missão de Honor da Terra é "criar uma consciência e apoio para questões ambientais e para desenvolver necessários recursos financeiros e políticos para a sobrevivência dos nativos sustentável/comunidades.

Honra da Terra desenvolve esses recursos usando a música, as artes, a mídia, e a sabedoria indígena para pedir às pessoas para reconhecer a nossa dependência conjunta sobre a Terra e ser uma voz para aqueles que não ouviram. Amy Ray também foi juiz para a 3 ª anual Independent Music Awards para apoiar as carreiras de artistas independentes.