×

Biografia de Ana Carolina E Celso Fonseca

Ana Carolina Sousa (Juiz de Fora, 9 de setembro de 1974) é uma cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira. A sua influência musical vem do berço - sua avó cantava em rádio e seus tios-avós tocavam percussão, piano, cello e violino.

Ana Carolina cresceu ouvindo ícones da música brasileira, como Chico Buarque, João Bosco e Maria Bethânia; e da música internacional, como as cantoras Nina Simone, Björk e Alanis Morissette.

Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares de sua cidade natal. Sua grande extensão vocal possibilita Ana cantar uma ampla variedade de músicas e estilos.

Celso Fonseca Carioca, começou na música tocando violão, influenciado por Baden Powell. Em 1981 estreou profissionalmente tocando com o saxofonista Roberto Guima, e em seguida entrou como guitarrista na banda de Gilberto Gil, o que lhe abriu as portas para tocar com outros grandes nomes da MPB.

O currículo de Celso Fonseca pode ser considerado um dos mais invejados entre os músicos brasileiros. O violonista e guitarrista já tocou com Gilberto Gil, Marisa Monte, Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Jorge Benjor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elza Soares, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Paula Morelenbaum, entre outros.

Além disso, produziu álbuns e compôs canções (a maioria ao lado do parceiro Ronaldo Bastos) que, se não chegaram a fazer muito sucesso, não deixam de ser bonitas.

Aliás, duas fizeram bastante sucesso: "Slow Motion Bossa Nova" (que chegou a tocar em um comercial
de uma sandália de praia) e "Sorte" ("Meu amor, você me dá sorte / Meu amor, você me dá sorte de cara"), cuja versão gravada por Caetano Veloso e Gal Costa tocou bastante nas rádios.

Além dos dois baianos, outros artistas como Nana Caymmi, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Ana Carolina também emprestaram as suas vozes para as composições de Celso Fonseca que, por sua vez, já gravou oito álbuns (sem contar esse ao vivo) que fazem mais sucesso lá fora do que aqui.

Desde que foi contratado pela EMI, Celso Fonseca já gravou: "Ela Só Pensa Em Beijar", de MC Leozinho,
"Você Não Entende Nada", de Caetano Veloso, e que tanto sucesso fez na voz de Daniela Mercury.

Agora, com o lançamento de "Ao Vivo", gravado no Canecão em agosto/2008, o projeto CD/DVD traz os sucessos do guitarrista, além de canções de terceiros, e participações especiais de Gilberto Gil, Roberta Sá e Ana Carolina.

"Ela Só Pensa Em Beijar" também está de volta, além da canção superpopular "Um Dia de Domingo", da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que tocou muito nas rádios nas vozes de Gal Costa e Tim Maia, em meados dos anos 80.

No CD, Celso Fonseca canta a música ao lado de Ana Carolina, uma das cantoras mais populares da atualidade.

A balada de Michael Sullivan e Paulo Massadas, lançada por Gal Costa em 1985, ‘Um Dia de Domingo’ ganha regravação ao vivo de Celso Fonseca em dueto com Ana Carolina. Captada em show no Canecão em 12 de agosto/2008, a gravação pode ser ouvida no CD e DVD ‘Celso Fonseca ao Vivo’.

Além de Ana Carolina, Celso canta com Roberta Sá (A Voz do Coração) e Gilberto Gil (Satélite Bar’). Trata-se do primeiro DVD de Celso. O repertório deste registro ao vivo inclui músicas do último álbum do artista, ‘Feriado’, lançado em 2007.

Em 1985, Gal Costa - com sua sofisticação de herdeira da bossa nova e sua ousadia tropicalista - e Tim Maia - vozeirão igualmente respeitado, porém mais afeito ao calor de bailes e FMs - gravaram juntos "Um dia de domingo", canção da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Era mais um capítulo de uma história que vem desde a Tropicália: a indefinição das fronteiras entre chique e vulgar, bom gosto e mau gosto, na música brasileira.

Ao retomarem "Um dia de domingo" num novo dueto, Celso Fonseca e Ana Carolina - que gravaram a música no recém-lançado CD/DVD dele "Ao vivo" (EMI) - atualizam o debate e mostram que a velha questão, mudanças à parte, ainda vive.