×

Biografia de Andre Matos

Andre Coelho Matos (grafado sem acento agudo, porém pronunciado como "André") (São Paulo, 14 de setembro de 1971) é um regente, compositor, arranjador, orquestrador, cantor lírico e popular, multi-instrumentista, letrista e professor de técnica e interpretação vocais (Maestro e Tenor Lírico) brasileiro. Ex-vocalista das bandas de heavy metal melódico e symphonic metal Viper, Angra e Shaaman, onde também era um dos compositores, arranjadores, orquestradores, instrumentistas e letristas, está em carreira solo desde outubro de 2006.

Formação Musical

Músico de raízes eruditas, Andre Matos tem sólida formação acadêmica.

Ainda na infância, aos 10 anos de idade, Andre Matos iniciou em seus estudos musicais, frequentando aulas regulares de piano clássico, e, a partir da adolescência, paralelamente, principiou-se por estudar canto lírico.

Ingressou na Faculdade de Artes Santa Marcelina, pela qual, mais tarde, graduou-se, como bacharel, tanto em Composição Musical quanto em Regência Orquestral; ademais, em seu currículo, ainda constam Habilitação tanto em Canto Lírico quanto em Piano Erudito.

A prática coral fez-se chave-mestra em sua formação musical. Integrou, como coralista, o elenco de um sem-número de grupos corais profissionalizantes, onde interpretou peças musicais do reperório erudito vocal.

Concluiu seus estudos de canto lírico junto ao professor de técnica e interpretação vocais Francisco Campos (titular da Universidade de São Paulo - USP), com quem estudou durante 6 anos.

Biografia

Malgrado a juventude no que concerne à idade cronológica, Andre Matos já soma 23 anos de carreira, aniversariados em 8 de Abril de 1985, uma vez que, ainda nos longínquos anos 1980, lançou-se ao público como jovem talento, subindo aos palcos pela primeira vez em sua vida ainda pré-adolescente, aos 13 anos de idade.

Não obstante, ao longo dessas mais de duas décadas, tendo integrado ou mesmo fundado 3 grupos musicais, estrelado rock e metal óperas, participado, em estúdio, da gravação de um sem-número de álbuns fonográficos, e cantado e tocado ao lado de musicistas de maior renome internacional, Andre Matos é considerado, hoje, tanto pela crítica especializada quanto pelo público, um dos maiores nomes do metal em todo o mundo.

Andre Matos e o Metal

Viper

Andre Matos estreou no mercado fonográfico ainda pré-adolescente, quando somava ainda apenas 13 anos de idade, ao ingressar na banda de heavy metal Viper, uma das primeiras bandas brasileiras a alcançar sucesso internacional.

O primeiro show de Matos e sua banda aconteceu precisamente em 8 de abril de 1985, quando o artista ainda contava apenas 13 anos de idade. Também neste ano gravaram sua primeira demo, intitulada "The Killera Sword".

Logo o Viper foi descoberto e se tornou o grande expoente do heavy metal nacional. Desde então, Andre nunca mais parou de cantar (mas não tinha pretensão de ser um vocalista: seus instrumentos sempre foram o piano e teclado. Na verdade, Andre foi escolhido porque era o "cantor menos pior de todos" e também porque fisicamente "lembrava de leve" a imagem do Bruce Dickinson).

O Viper atinge sucesso em várias partes do mundo, principalmente no Japão, com os discos Soldiers of Sunrise e Theatre of Fate.

Matos, então, teve o desejo de estudar música mais profundamente, atividade que ocuparia integralmente seu tempo. Por esse motivo, deixa o Viper (como ele alega no DVD Viper 20 Years-Living for the Night).

Angra

Neste tempo em que esteve longe dos palcos, Andre terminou seus cursos na faculdade de música, e além de tenor lírico e pianista, ainda constam em seu currículo a habilitação em Regência Orquestral e Composição Musical.

Em 1991 estava formado o Angra e já com o primeiro álbum "Angels Cry", lançado em 1993, o grupo seria idolatrado no Japão e Europa.

Andre teve inclusive seu nome sondado para ingressar no Iron Maiden no lugar de Bruce Dickinson e ficou em terceiro lugar na seleção Mundial.

Ainda no Angra, lança mais dois discos gravados em estúdio, "Holy Land" e "Fireworks", um disco gravado ao vivo "Holy Live" além dos "Eps" "Freedom Call", "Evil warning e "Lisbon"".

Avantasia

Em 1999, Tobias Sammet, vocalista da banda alemã Edguy, criou um projeto chamado Avantasia e Andre foi convidado para participar como um personagem, o Elfo Elderane da saga. Sua voz aparece em várias músicas dos dois discos, sendo elas: "Inside", "Sign of the Cross", "Chalice of agony", "The tower", "No return" e "The seven angels". Esse projeto deu tão certo que o disco do Avantasia tornou-se referência no estilo musical. Inclusive, Andre cantou em outras ocasiões com Tobias, como no DVD ao vivo do Shaman em São Paulo, cantando "Pride" e "Sign of the cross".

Shaaman/Shaman

Em 2000, alegando divergências com membros da banda e problemas financeiros com o empresário e também editor da Revista Rock Brigade, Antonio Pirani, resolve sair da banda, mas não sai sozinho: Andre leva consigo Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Os três se juntam ao guitarrista Hugo Mariutti (irmão de Luis), e formam a banda Shaman, com a qual lança no ano de 2002 o CD "Ritual". Mais tarde o nome da banda foi mudado de Shaman para Shaaman, acrescentando apenas um "a" na primeira sílaba, para evitar possíveis problemas com direitos autorais com outras marcas.

Fora dos palcos desde abril de 2006, os integrantes vem curtindo merecidas férias após seis anos de muito trabalho com longas turnês. Em paralelo seus músicos não param e aproveitam essa pausa da banda nos mais variados projetos. O mais novo deles é apresentado agora por Hugo Mariutti.

Aina

Em 2004, Sascha Paeth criou Aina, um metal ópera, que teve a participação de muitos músicos da cena heavy metal como Michael Kiske e Glenn Hughes, e claro, Andre Matos. Porém, nesse projeto, Andre teve uma participação bem menor que no outro projeto metal, o Avantasia.

Andre Matos e a Música Erudita

Andre Matos, quanto à sua obra, é autor também de peças musicais dentro do gênero erudito, tendo assinado a partitura de peças vocais escritas para coro, não-publicadas.

Situação atual

Em 14 de setembro de 2006, é lançado o site oficial do músico. Em outubro sai uma nota divulgada pelo baterista Ricardo Confessori sobre o fim do Shaaman. Dias após, os demais músicos se pronunciam oficialmente através de uma carta aos fãs[1].

No entanto, foi feita uma apresentação surpresa durante o evento Live N' Louder Rock Fest dia 14 de outubro de 2006 com os ex-integrantes do Shaaman: Andre Matos, Hugo Mariutti, Luis Mariutti e Fábio Ribeiro, além do baterista Rafael Rosa (sendo o mesmo substituído logo após por Eloy Casagrande) e do guitarrista Andre Hernandes. Dias depois, é divulgado no site oficial de Andre Matos que essa banda é, de fato, o projeto solo do músico. Posteriormente, é colocada para download no site oficial do músico a faixa "Rio", primeiro single da nova banda. O festival Live 'N Louder é organizado por Paulo Baron, que já fora empresário do Shaaman durante os discos Ritual e RituAlive, após o sucesso rápido o mesmo foi posto de lado pela banda, quando assinaram contrato com a gravadora Universal. 22 de Agosto, Andre Matos lança seu disco Time To Be Free no japão (No Brasil a previsão de lançamento é em dezembro) e já alcança o segundo lugar em vendas no país.

Segundo entrevista dada à revista Rock Brigade n° 26, de Fevereiro/Março de 2008, foi-lhe perguntado: "Como você encara essa empreitada? É um projeto, é uma banda com o seu nome, o que é?" Andre disse o seguinte: " Eu abomino a palavra projeto. Projeto é aquela coisa que dá idéia de um disco só..." Isso nos dá a entender que em breve teremos novidades...