×

Biografia de Andrea Dutra

Andréa Dutra é uma cantora talhada por muita MPB, jazz, samba e black carioca. Já cantou em todo o circuito de casas do Rio de Janeiro, do Canecão ao Reveillon de Copacabana.

Andréa abriu shows de Sandra de Sá no Teatro Rival, e teve Gerson King Combo, Claudio Zoli, Serjão Lorosa e Seu Jorge ao seu lado no palco.

Estudou música na Pró-Arte. Foi indicada ao Prêmio Sharp pelo seu primeiro disco, Andréa Dutra, da Niterói Discos. Foi vocalista de Tim Maia. Foi afilhada de Sandra de Sá e madrinha de Nilze Carvalho, junto ao Arranco de Varsóvia, no projeto Novo Canto.

Arranco de Varsóvia
Em 2001, Andréa foi selecionada para integrar o grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia, num teste com mais de 70 cantoras.

Em 2005, o Arranco lançou o CD Na cadência do Samba, pela Dubas e em 2006 venceu o Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba. Em 2005, Andréa Dutra fez show no Palácio de Versailles, ao lado do pianista Paulo Malaguti, pelo Ano do Brasil na França.

Andréa participou da coletânea Soul of Brazil, da gravadora americana You Records, e concorreu ao Grammy Latino de melhor canção do ano, em 2005, pela canção Disseram, de sua autoria.

Andréa se apresentou durante cinco anos nas tardes de sábado da Modern Sound, cantando jazz, mpb e samba ao lado de seu trio.

A formação atual é Paulo Malaguti no piano, Zé Luiz Maia no baixo, Zé Carlos Bigorna nos sopros e Marcio Bahia na bateria.

Outros Discos
A cantora tem participado de discos de outros artistas como Amor mais que perfeito, de Gaudêncio Thiago de Mello, ao lado de Ithamara Koorax e Cris Delano; o Eletroacústico da Banda Zero e Madrugada, de Mart´nália.

Gravou jingles da Coca Cola, da Amil, da Golden Cross, do Verano e da L´Oreal.

O Amor de Uns Tempos Pra Cá
Em 2007, Andréa lançou o CD O amor de uns tempos pra cá, com canções de amor de compositores contemporâneos, em duo com Marcus Nabuco, com participação especial de Nicolas Krassik.

Samba e Progresso
Em 2008, o Arranco de Varsóvia lançou a coletânea Samba e Progresso, pela Dubas, e gravou, no Teatro da FECAP, em SP, o DVD Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila, sobre a obra de Martinho da Vila, com a presença do próprio e participação de Nelson Sargento.

O lançamento será em 2010, numa parceria do Canal Brasil com a Mills Records.

Tantos Cantos
Ainda em 2008, Andrea cantou com o grupo Candeeiro no circuito de samba da cidade, Lapa, Centro, Zona Norte e Zona Sul, e fez parte do Samba do Doutor, roda de sábados na varanda do Cinematéque. Cantou no Democráticos, no Parada da Lapa, na Fundição Progresso, na Estrela da Lapa, no Rio Scenarium, no Carioca da Gema, no Mistura Carioca, no Casa de Jorge, no Comuna do Semente, no VacaBrava, no Brasil Mestiço, no Sobrenatural, no Bar do Belmiro e no Bar do Tom.

Em março e abril de 2009, Andréa participou do projeto Essas cantoras e suas vozes maravilhosas, nos SESC- RJ, onde cantou samba temperado com jazz, acompanhada do Quinteto, incluindo inéditas de compositores variados e composições próprias, um laboratório para o próximo CD solo.