×

Biografia de Ângelo Franco

Missioneiro de São Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Angelo Franco é participante ativo do movimento nativista desde a década de 80. No inicio dos anos 90, Angelo Franco empeçou a obter laureado destaque nos principais eventos do gênero. Possuidor de um acervo com mais de 350 músicas gravadas, entre composições e interpretações próprias.

Angelo possui dois disco gravado: O primeiro intitulado "Coplas de um Gaúcho Brasileiro", de Produtora Independente e o segundo: "Eu Sou Gaúcho", selado pela gravadora USA Discos, no qual expõe além da larga experiência como intérprete, a sua versatilidade na arte da composição de letras e melodias.

Ângelo recentemente terminou de gravar seu terceiro disco, intitulado "De Onde Venho" e também o disco Buenas e M’espalho, do projeto homônimo, que reúne quatro dos mais consagrados e premiados artistas do movimento dos festivais do sul do Brasil ( Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Shana Muller e Érlon Péricles).

Ângelo Franco se define como um músico de raiz que mescla no novo, o que se perdeu no caminho do passado até aqui.

Além de premiações variadas nos mais destacados festivais do Sul do País e países do prata. Tais como: Coxilha Nativista (Cruz Alta/RS), Califórnia da Canção Nativa (Uruguaiana/RS), Reponte da Canção (São Lourenço do Sul/RS), Tafona da Canção (Osório/RS), Aldeia da Música do MERCOSUL (Gravataí/RS), Minuano da Canção Nativa (Santa Maria/RS), Ronda Internacional de São Pedro (São Borja/RS), Canto sem Fronteira(Bagé/RS), Seara da Canção (Carazinho/RS), Moenda da Canção (Santo Antonio da Patrulha/RS), Canto da Lagoa (Encantado/RS), Grito do Nativismo (Jaguari/RS), Vigília do Canto Gaúcho (Cachoeira do Sul/RS), Festival da Música Crioula(Santiago/RS), Círio Universitário Internacional (Pelotas/RS).

Musicanto Internacional (Santa Rosa/RS) *Sapecada da Canção Nativa (Lages/SC) * Nevada da Canção (São Joaquim/SC) * Participação: * FESTIVAL DE COSQUÍN – 1992 (Cosquín – Argentina) * Festival Nacional de Malambo – LA BORDE (Província de Córdoba – Argentina) * Festival De La Pátria Gaucha (Tacuarembo – Uruguai) Ângelo Franco, integra o projeto Intercâmbio Cultural, promissor projeto de difusão e integração da cultura popular brasileira.

Criado pelo músico mineiro, Victor Batista, o projeto foi lançado no mês de Julho de 2008, no Rio Grande do Sul, tendo Ângelo como um dos promotores do projeto , aqui no Rio Grande do Sul. Agora, o artista se prepara
para turnê pelos estados integrantes do mesmo (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Maranhão), para divulgar a cultura regional gaúcha.

Intérprete e compositor profissional desde 1984, Angelo Franco, tem como traço principal da sua composição a busca constante do encontro entre a tradição e a atualidade, sem a perda da identidade e sem culto ao preconceito.

A sua composição a busca constante do encontro entre a tradição e a atualidade, sem a perda da identidade e sem culto ao preconceito. Angelo tem dois discos gravados: Eu sou gaúcho e Coplas de um gaúcho brasileiro.

O cantor e compositor Ângelo Franco, consagrado no cenário dos festivais, por ser um dos mais premiados artistas em eventos do gênero, está com novas tiragens de seu primeiro registro fonográfico:
"Coplas de um gaúcho Brasileiro".

Grandes expoentes do cenário regional compuseram as músicas que fazem parte deste álbum, tais quais: Carlos Omar Villela Gomes, Gujo Teixeira, Pirisca Grecco, Túlio Urach,
Juca Moraes entre outros.

Conta também com a participação especial de renomados intérpretes do Estado: Ângela Gomes, Pirisca Grecco, Gustavo Teixeira.

O "Coplas de um gaúcho Brasileiro", em edições limitadas,aproveite para adquirir este,que é um registro da filosofia,da arte,um pedaço da alma do artista, aos olhos de quem cultiva a cultura nativa, o cotidiano campeiro, o patriotismo, o existencialismo.

Ângelo apresenta á sua maneira, seu universo em obras como: Rancho de luz, Coplas de um gaúcho Brasileiro, Tem marcação no Sodré, Quando as vozes vestem versos, De Boas Vindas, Vila dos ‘Borracho’, etc...

Disco esse que originou a participação de Franco no mercado fonográfico do Rio Grande do Sul,onde deu-se a seqüência em mais dois trabalhos: "Eu Sou Gaúcho", e o mais recente trabalho do artista que está em fase de confecção, intitulado "De Onde Venho"!

Referente a este álbum: O disco reune as obras que Ângelo defendeu e foi premiado nos palcos dos festivais ao longo dos anos 90.

Além disso, Coplas de um "Gaúcho Brasileiro" traz um produto final muito requintado e de muito bom gosto musical, conta com grandes instrumentistas que compuseram arranjos contemporâneos para temas regionais, sem perder as características, destacando a reflexão filosófica que se tornou pensamento proferido pela comunidade nativista, convergindo em prol da mensagem que tal frase trasmite: "A autenticidade é a maior diferença entre os que são e os que tentam ser".