×

Biografia de Anna Luisa

Anna Ratto, atual nome da intérprete carioca Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto, nasceu no Rio de Janeiro. Logo cedo teve contato com a música, pois seu pai e o irmão eram instrumentistas, que, no entanto, não se profissionalizaram.

Aos treze anos de idade iniciou os seus estudos de violão e logo em seguida optou pelo canto, tendo estudado, também, percepção musical, piano, percussão etc.

Logo após formar-se em psicologia, recebeu um convite do diretor artístico da gravadora Deckdisc para gravar “Novelas Acústico”, um projeto cujo álbum foi lançado em 2003, com temas, como o título já expressa, de novelas produzidas pela Rede Globo.

Em 2005, gravou o CD “Do Zero”, bem recebido pela crítica e com boa aceitação pelo público, com músicas compostas por Seu Jorge, Pedro Luís, Rodrigo Maranhão, Rodrigo Amarante, além de canções de sua própria autoria e com parcerias.

Em 2007, após uma apresentação na casa de show “Canecão”, veio um convite para participar do programa “Som Brasil”, num especial em homenagem a Raul Seixas, onde ela cantou a sua versão de “Ouro de tolo”.

Em 2008, como grande fã do carnaval carioca, Anna cantou no Bloco Quizomba, levando à Lapa mais de dez mil pessoas.

Em 2009, lançou o álbum “Girando”, onde ela recria interpretações de “Cordão da saideira”, na companhia do seu autor, Edu Lobo, “Cachaça mecânica” da dupla Erasmo Carlos e Roberto Carlos , “Parabolicamará”, de Gilberto Gil, além de apresentar algumas canções inéditas.

Anna mudou, recentemente, seu nome artístico para Anna Ratto, adotando o sobrenome de família. A mudança de nome nada teve a ver com numerologia, crença ou qualquer outra coisa parecida. Ela perdeu o direito de usar o nome “Anna Luisa” porque outra artista havia registrado, em 2001, o nome “Ana Luiza” como marca, o que juridicamente a impedia de usá-lo, ainda que as grafias fossem diferentes.

Assim, Anna Luisa aceitou mudar o nome para Anna Ratto, sem maiores conseqüências, e agora tem a sua marca devidamente registrada e o seu talento continua mais do que preservado e prestigiado.