×

Biografia de Arion Kurtz

==> Arion Kurtz é Professor Universitário desde 1980, e tem trabalhado com o ensino de graduação na área de Física e o de Pós-Graduação na área da Educação Ambiental. Embora sua área de formação seja a Física tem se dedicado ao estudo do violão, em particular de harmonia, pertencendo a Ordem dos Músicos do Brasil. Arion tem um estúdio montado em seu pequeno apartamento, onde desenvolve suas ideias musicais.

==> Arion Kurtz demonstrou seu interesse pelo violão por volta dos seis anos de idade, pois seu pai já tocava o instrumento. Na adolescência iniciou estudos formais de violão popular com o professor Gesse Silva, músico muito conhecido da boemia porto-alegrense.

==> Em sua juventude formou o conjunto musical Saratoga, dedicado à animação de bailes e posteriormente o conjunto de rock Ferro Velho. Nesse grupo interpretava músicas próprias ao estilo Led Zeppelin e algumas músicas do próprio Led Zeppelin, como, por exemplo, black dog.

==> Em 1975 foi convidado por Paulo Campos e Rui Morselli a fazer parte do grupo de MPB, posteriormente batizado de Cordas e Rimas, juntamente com Kacaio Cunha e Zé Luís Fernandes (hoje conhecido como Zé Caradípia). O grupo se dedicava a apresentação de composições próprias e seu instrumento principal era a viola de 12 cordas.

==> Teve duas filhas que sempre incentivou para a música, a conhecida soprano Pelotense Luísa Kurtz, hoje na Itália, e a advogada, Licenciada em Letras e Mestre em Linguística Aplicada Larissa Kurtz.

==> Sempre foi admirador de Chico Buarque e Tom Jobim, além de Toquinho e Vinícius e procurou executar as principais obras desses artistas ao longo de sua vida.

==> Lançou dois CDs, com 17 músicas cada: Outras Visões em 2005 e Translógica em 2008, em parceria com Virginia Machado (composição e voz). O CD Outras visões foi concebido em voz e violão e o CD Translógica teve a participação dos convidados Marquinhos Fê (bateria) e Gilnei Oliveira (contrabaixo).

==> Em 2011 Arion Kurtz produziu em "carreira solo" seu CD intitulado Velocidade da Luz, com 15 composições próprias. Neste CD ele toca seu violão e canta, sendo que os arranjos de teclado, com a inclusão de vários instrumentos, ficaram a cargo de Renato Ávila.

==> Todas as composições de Arion Kurtz são registradas no Setor de Direitos Autorais da UFRJ e no Ecad, possuindo ISRC.