×

Biografia de Banda Provisória

A história dos Procol Harum começa de forma algo confusa. Uma banda provisória, um single gravado, e um hit monstruoso (A Whiter Shade Of Pale) que tomou de assalto as rádios mundiais. Uns meses passados, e ainda sem disco para acompanhar o single de sucesso, o grupo fez alterações no seu alinhamento e estava pronto para entrar em estúdio. Gary Brooker (voz, piano), Keith Reid (letrista), Mathew Fisher (órgão), Barrie James Wilson (bateria), Robin Trower (guitarra), e David Knights (baixo), compunham o sexteto conhecido como Procol Harum.

O som dos Procol Harum resultava de uma mistura de blues, música clássica, e uma tendência para desenvolver temas épicos. Com a bem disposta voz soul de Gary Brooker, e as profundas letras de Keith Reid, era criado um imaginário rico que encapsulava aspectos de obscuridade, humor, romantismo, e alienação. O polivalente B.J. Wilson (que viria a ser cobiçado pelos Led Zeppelin) assumia o comando rítmico com distinção e aparente facilidade, e na guitarra despontava um grande talento na figura de Robin Trower. Mas para além da voz de Brooker, o aspecto mais distinguível dos Procol Harum, nos tempos iniciais, era o som etéreo dos floreados de órgão de Mathew Fisher.

Este line-up sofreu ligeiras alterações ao longo do tempo, nomeadamente a entrada, em 1970, do talentoso Chris Copping (baixo, teclas) para substituir Fisher e Knights. Em 1971 Dave Ball substituiria provisoriamente Trower, mas a vaga na guitarra seria preenchida definitivamente por Mick Grabham. Embora tivessem existido estas e outras alterações, o coração do grupo (Brooker, Reid, Wilson, e Copping) estava sempre lá para garantir que tudo funcionava. Sempre com um perfil discreto e sóbrio, o grupo criava consistentemente discos de reconhecida peculiaridade. Em 1977 decidiram pôr fim ao projecto, embora poucos meses tenham feito uma actuação final numa cerimónia que galardoou o tema A Whiter Shade Of Pale, em conjunto com Bohemian Rhapsody dos Queen, como os melhores singles entre 1952-1977. Facto é que A Whiter Shade Of Pale representa apenas uma pequena amostra do que este refinado grupo ofereceu à música.