×

Biografia de Beatriz Azevedo

Beatriz Azevedo é poeta, cantora e compositora, multi-artista Brasileira. Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, estudou no Mannes College of Music e no Jazz and Contemporary Music Program de Nova York. Em Barcelona, estudou na Sala Beckett com bolsa do Instituto de Cooperación Iberoamericana da Espanha.

Ganhou a Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil em 2002. Em 2003 Beatriz Azevedo apresentou-se no Festival “Premiere Brazil!” do MoMA (Museum of Modern Art) em Nova York. Apresentou-se também no Verizon Music Festival, cuja programação incluiu artistas como Erikah Badu, George Benson e Wynton Marsalis com a Lincoln Center Jazz Orchestra.

O CD “bumbum do poeta”, seu primeiro disco, foi lançado no Brasil pela Natasha Records e no Japão pela Nippon Crown. O CD conta com a participação especial de Adriana Calcanhotto e do diretor teatral Zé Celso Martinez Correa. O segundo trabalho musical de Beatriz Azevedo é o CD “mapa-mundi [samba and poetry]”, produzido por Alê Siqueira.

Em Londres Beatriz Azevedo está em 'Brazil-The Essential album', ao lado de Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto e Chico Buarque. O álbum duplo foi lançado na Inglaterra pela Union Square Music. Outras duas canções de sua autoria estão no cd 'Bossa Nova Nights' da mesma gravadora.

A TV Cultura filmou seu show “bum bum do poeta” e exibiu o Programa Especial Musical com uma hora de duração em dezembro de 2000, contando com as participações especiais de José Miguel Wisnik e Zé Celso Martinez Correa, do Teatro Oficina.

Escreveu os livros Idade da Pedra (Editora Iluminuras-2002), Peripatético (Iluminuras-1996) e Tudo Quanto Arde (Ed Palavra Muda). Apresentou-se na Itália, na Espanha e nos Estados Unidos. Recebeu prêmios de teatro, poesia e dramaturgia, entre eles o Prêmio Pesquisa de Linguagem Cênica da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Interpretou a obra da escritora Hilda Hilst em programa especial realizado pela Tv Cultura. Durante 3 anos foi bolsista da FAPESP com pesquisa sobre a obra do escritor Oswald de Andrade.

Em 2004, gravou com o Thievery Corporation no estúdio da ESL Music em Washington e participou do show do Beat the Donkey em Nova York, ao lado de Cyro Baptista. No CD “Horse and Fish”, Vinicius Cantuária gravou uma música composta em parceria com Beatriz Azevedo. O CD foi lançado em julho de 2004 pela Ryko Disc na Europa, Japão e Estados Unidos.

Em 2005 fez a curadoria do projeto “Palavra Viva: Hilda Hilst” e “Palavra Viva: Oswald de Andrade” no Sesc Pinheiros. Também é a curadora do projeto “Poesia e música no Brasil” série de 8 concertos na CPFL Cultural, com a participação de Jorge Mautner, Chico César, Pedro Luis e Carlos Rennó, Arthur Nestrovski, Luiz Tatit e outros artistas. Apresentou seu show no café cultural da FLIP em Parati.

A Biscoito Fino lançou seu novo cd Alegria, gravado no Rio de Janeiro, em São Paulo e Nova York. O trabalho apresenta composições originais de Beatriz Azevedo, participações especiais de Tom Zé e Vinicius Cantuária e direção musical de Cristóvão Bastos.

Em 2009 o CD Alegria será lançado na Europa pela gravadora DISCMEDI. Na França o lançamento será em Maio, pela gravadora 121 DigitalMedia. A promoção está sendo realizada pela Metisse Music.

O show, que acaba de representar o Brasil no Popkomm Festival em Berlim e no Divan Du Monde em Paris, é um verdadeiro espetáculo, com iluminação de Marisa Bentivegna, projeções e vídeos de Daniel Campos e Sabrina Greve, e direção de arte de Gringo Cardia. Um belo trabalho para conquistar novos públicos! Esperamos poder levar Alegria também para seu espaço cultural!

Além dos festivais internacionais, em 2009 Beatriz filma seu primeiro DVD e dá continuidade aos shows no Brasil.