×

Biografia de Ben Lee

Ben Lee é um músico e ator australiano, atuou em filmes como "Quem vai ficar com Mary?" e "A Grande Virada", também ficou conhecido pelo romance com a atriz Claire Danes.

Na carreira musical começou aos 13 anos, com a banda Noise Addict. Banda formada por adolescentes 'engatinhando' nas vozes e nos instrumentos... as letras das canções: “I wish I was him”: “I wish I was him, he gets the women at his feet, with all his cool friends, he gets his records for free, I wish I was him”, merecem destaque.

Como solista Ben já trabalhou com Ben Folds e é respeitado tanto em sua terra natal como fora do país. Sua música carrega influências que vão de Bob Dylan a Beastie Boys.

Ben começou sua carreira solo lançando em 1995 Grandpaw Would, e não parou mais de mostrar seu lado irônico, alegre, inocente, reflexivo ou melancólico em álbuns que são verdadeiros tesouros para o indie-rock.

Em Sydney, Ben Lee formou no final de 1992 o Noise Addict, gravando no ano seguinte uma demo caseira. As coisas então começaram a acontecer para eles. Assinaram o primeiro contrato com a gravadora independente australiana Fellaheen, e depois com as americanas Ecstatic Peace!, de Thurston Moore do Sonic Youth, e Grand Royal, dos Beastie Boys.

Surgiram, então uma série de singles e EPs do Noise Addict foi lançada, além do álbum Meet The Real You, em 1996.

Meet The Real You foi o último álbum que Ben Lee fez com o Noise Addict. Uma curiosidade dessa época é que o primeiro single da banda, "I Wish I Was Him", é um irônico tributo a Evan Dando do Lemonheads. Evan gostou tanto dessa canção que a regravou.

Grandpaw Would, o primeiro álbum solo de Ben, começa com "Pop Queen", canção que Ben Lee já havia gravado com sua banda. Grandes canções pop, é o que Ben Lee faz de melhor nesse álbum. Destaque para "Away With The Pixies" ou "Song 4 You".

Seu quase inseparável violão e sua voz adolescente conquistam facilmente. Suas canções podem ser também mais introspectivas e menos alegres, mas sempre interessantes, como em algumas faixas de Something To Remember Me By, de 1997. "How To Survive A Broken Heart", "Deep Talk In The Shadow End", "Career Choice" e outras mostram isso.

Ben Lee lançou Breathing Tornados, de 1999, repaginando com um ar mais folk e melódico. "Cigarettes Will Kill You" é uma das mais bonitas pop songs que ele já fez. "Nothing Much Happens" possui um clima até sombrio. Grandes canções pop reflexivas, as vezes até melancólicas, envolvidas por teclados e batidas eletrônicas, ou somente violão, são a base desse álbum.

"Hey You, Yes You", de 2002, traz batidas eletrônicas e samples. Canções como a linda "Chills" e "Running With Scissors" agradam mais, justamente por sairem desse clima.