×

Biografia de Big Punisher

Big Punisher, mais conhecido como Big Pun, nasceu Christopher Lee Rios, em 10 de Novembro de 1971. O rapper morreu prematuramente em 7 de Fevereiro de 2000. Pun, que era Porto-riquenho, emergiu na cena do rap underground no Bronx, no começo dos anos 90. O rapper fez aparições nos álbuns de Raekwon, the Beatnuts e Fat Joe, assinando posteriormente com o selo Loud Records. Big Pun lutou muito com os problemas de peso que enfrentou ao longo de sua vida, sendo vítima de um ataque cardíaco, que o matou em 2000. O rapper deixou mulher e três filhos.

Nascido no Bronx, Pun era apreciador de esportes como basquete e Boxe. Com cinco anos, Pun quebrou a perna no parque municipal de Manhattan. Com 15 anos de idade, Big Pun largou a escola. No começo dos anos 80, o rapper escreveu suas primeiras letras, formando o grupo “Full-A-Clips”, com Triple Seis, Cuban Link e Prospect. Depois de conhecer Fat Joe em 1995, Pun se tornou cada vez mais associado a ele, fazendo sua estréia no segundo álbum de Joe, Jealous Ones Envy (J.O.E.).
Seu single, “I’m Not a Player”, foi um Hit na cena Underground. O remix da música, agora intitulada, “Still Not a Player”, com partipação de Fat Joe, foi um enorme sucesso. Seu álbum de estréia, Capital Punishment, foi lançado em 1998, e foi o primeiro álbum de um rapper latino a ganhar disco de platina. Nessa época, Big Pun se tornou um membro do grupo Terror Squad, um grupo de rappers latinos de Nova York, fundado por Fat Joe.
Big Pun, que também era membro do grupo “Digging in the Crates”, ficou um bom tempo lado a lado com Fat Joe e vários rappers lendários de Nova York, como Diamond D, Lord Finesse, Big L, e O.C.
Devido a problemas com sua perna quebrada e excesso de drogas, sua saúde ficou bastante debilitada. O homem que praticava esportes na adolescência, começou a lutar contra problemas de peso por anos. Pun chegou a pesar entre 200 e 300 kg. Embora tivesse ingressado em um SPA da Carolina do Norte, onde perdeu cerca de 35 Kg, sua saúde continuava debilitada. Com 28 anos, em 7 de Fevereiro de 2000, Big Pun, que pesava na ocasião cerca de 300 Kg, morreu, vítima de um ataque cardíaco.
Seu segundo álbum, Yeeeah Baby, já tinha data marcada para ser lançado antes de sua morte, e chegou as prateleiras em Março de 2000. Um segundo álbum póstumo, Endangered Species, foi lançado em 2001. O trabalho continha os melhores hits, algum material inédito e versos remixados.