×

Curiosidades sobre Blecaute

Enviar curiosidade >
  • Otávio Henrique de Oliveira foi batizado de Black-Out pelo cantor, compositor e radialista Capitão Furtado por causa dos freqüentes apagões ocorridos na época do pós-guerra. Era um apelido perfeito, pois ele era um negão de sorriso maior que o rosto, com uma simpatia contagiante.
  • Incentivado pela cantora Heleninha Costa, Blecaute deixou os bicos que fazia para sobreviver e colecionou sucessos carnavalescos, entre sambas e marchas, a partir de 1949, quando gravou Pedreiro Valdemar e General da Banda (esta última acabou sendo seu prefixo, pois além do sucesso do samba, Blecaute encarnava o próprio personagem da música, trajando roupas alegres e comandando folias carnavalescas e até torcidas de futebol).
  • Blecaute começou em 1942, seu primeiro sucesso veio em 1948, depois foram mais de 27 anos de rádio, mais de 20 filmes e 200 músicas.
  • Antes de se dedicar a vida de cantor, o "General da Banda" Blecaute foi engraxate, vendedor de jornais, como "A Gazeta", e até borracheiro.
  • Compositor nas horas vagas, Blecaute é autor da canção "Natal das Crianças", que gravou em 1952, e que hoje é presença importante no cancioneiro de músicas de fim de ano.

Mais tocadas

Ouvir Blecaute Ouvir

Biografia

Ver completa >
Blecaute era na verdade Otávio Henrique de Oliveira, paulista do Espírito Santo de Pinhal, nascido em 5 de dezembro de 1919. Iniciou carreira de cantor na Rádio Difusora de São Paulo e, aceitando a sugestão de Ariovaldo Pires, conhecido como...

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >