×

Biografia de Blind Melon

A história da banda começou em 1990, quando o seu líder e vocalista Shannon Hoon deixa sua cidade natal, Lafayette - estado de Indiana - em direção a Los Angeles, onde encontra os outros membros do grupo.

Já em 1991 o Blind Melon assina um contrato de $500.000 com a Capitol Records e começa a gravar seu primeiro disco, que tinha como título o nome da banda e viria a ser lançado em Setembro de 1992.

Ainda em 1991, o amigo e conterrâneo de Shannon, nada mais nada menos do que Axl Rose, o convida para fazer participações especiais em algumas canções do álbum "Use Your Illusion" do Guns 'N' Roses, dentre as quais "November Rain" e "Don't Cry". Nesta última Shannon dividiu os vocais com Axl e também participou do vídeo clipe, fato que mais tarde contribuiria para a divulgação do próprio Blind Melon, já que o clipe foi exaustivamente exibido no mundo todo e muita gente quis saber quem era o cabeludo a cantar ao lado de Axl.

Porém o sucesso veio mesmo em 1993 com o lançamento do single e do clipe de "No Rain". Como um foguete, a música atingiu o 3o. lugar na Bilboard e o disco atingiu a incrível marca de 2 milhões em poucos meses. O clipe... bem, é difícil encontrar alguém que nunca o tenha visto. O "clipe da abelhinha", como até hoje é conhecido, foi um dos mais executados daquele ano, e na MTV Brasil foi o clipe que mais vezes atingiu o 1o. lugar das paradas em 1993, dividindo o mérito apenas com Madonna.

Em 1994 a banda foi indicada ao Grammy nas categorias Melhor Artista Novo e Melhor Banda de Rock, mas não levou nenhum dos dois prêmios. No mesmo ano eles ainda tocaram no Woodstock II.

Em 1995 a história da banda começa a mudar. Em agosto foi lançado o segundo álbum do Blind Melon, "Soup", porém, a banda mal tem tempo de divulgar o novo trabalho, pois em 21 de outubro Shannon é encontrado morto no ônibus da banda, em Nova Orleans, vítima de overdose de heroína. O vocalista, que já tinha sérios problemas com drogas desde os 17 anos, morreu aos 28 anos deixando uma filha de apenas 3 meses, Nico Blue.

Em meio a promessas de retomar as atividades, os membros da banda lançam o álbum póstumo "Nico" (em homenagem à filha de Shannon, composto de versões demo e músicas que haviam ficado de fora dos álbuns anteriores. O cd tem ainda uma faixa multímídia contendo entrevistas e trechos de clipes, dentre os quais "No Rain" e o ótimo "Toes Across The Floor". Mas as atividades se encerraram mesmo por aí. Os integrantes da banda (Glen Graham - bateria; Brad Smith - baixo; Christopher Thorn e Rogers Stevens - guitarras) acharam melhor não continuar sem Shannon, que mais do que vocalista, era a alma do Blind Melon.