×

Biografia de Boris

Boris foi formado em 1992 por quatro músicos que se conheciam do colégio e que decidiram criar uma banda. Eles inspiraram-se na banda norte-americana The Melvins, e o nome Boris foi tirado de uma faixa do álbum "Bullhead" desta banda.

Eles fizeram sua estréia em 1994 num álbum compilado chamado "Take care of the scabbard fish", mas só alguns anos depois, em 1996, é que eles lançariam seu primeiro álbum: "Absolutego". Este foi lançado em seu próprio selo, Fangs Anal Satan (outra referência ao The Melvins) e continha uma faixa. "Only" tinha 'só' 65 minutos de duração.

Depois de alguns EPs conjuntos com as bandas Barebones e Tomsk7 e um álbum conjunto com Keiji Haino, eles lançaram seu segundo álbum "Amplifier worship" em 1998.

"Flood", lançado em 2000, foi outro álbum de uma faixa, desta vez com 70 minutos no total. "Heavy rocks" foi o seguinte, em 2002. Como o título já diz, este álbum era muito mais 'rock' que os anteriores, e aproximou o Boris do rock de garagem e dos anos 80. Neste álbum também colaboraram músicos do Masonna, Merzbow, Acid King, entre outros.

Boris não somente tinha um crescente grupo de seguidores no Japão, mas também chamaram a atenção do exterior. Em 2001 o selo de hardcore americano Southern Lord lançou "Absolutego" novamente, desta vez com uma faixa extra. Com o passar do tempo eles lançaram mais álbuns, incluindo "Amplifier worship" em 2003, fazendo a música do Boris ser disponível para o público dos EUA.

Nos anos seguintes o Boris lançou vários outros álbuns, EPs conjuntos, e fez parte em mais colaborações. O álbum seguinte, "Akuma no Uta" (canções do demônio), que foi lançado em 2003, recebeu várias críticas positivas em vários países. Por volta desse período a banda começou a fazer turnês no exterior, pelos EUA e Europa.

Em 2005 eles lançaram o álbum "Mabuta no Ura - soundtrack from film 'mabuta no ura'" ('mabuta no ura' sendo algo como 'o lado interno das pálpebras'). Apesar do álbum ser descrito como trilha, não há nenhum filme relacionado ao CD. Este foi lançado em 3 versões: CD, LP e uma versão brasileira especial, lançada pela gravadora Essence. Esse álbum foi, provavelmente, o mais leve deles, soando bastante pacífico, especialmente se comparado com lançamentos anteriores.

"Pink", lançado um pouco depois naquele ano, estava cheia de rock, rude e histérico.

Em adição ao seus próprios álbuns lançados, Boris teve músicas participando de outras compilações, especialmente de selos onde eles haviam lançado material anteriormente. Barebones, Tomsk7, Merzbow, The Dudley Corporation e Choukoku no niwa foram apenas algumas das bandas que colaboraram com Boris em vários EPs conjuntos e outros trabalhos.

Em Março de 2008, a banda lançou simultaneamente o single "Message/Floor Shaker" em versão especial em vinil e o álbum "Smile".

O Boris é uma banda cujo estilo progressivo lhe permite destacar-se no meio. Seus trabalhos são brilhantes e incomuns, e seu crescente número de seguidores é prova desse fato.