×

Biografia de Bruno Morais

Em 1999 formou a banda de funk e jazz Madame Brechot onde trabalhou durante quatro anos revisitando clássicos da velha guarda do samba funk e adjacentes. Este trabalho lhe rendeu apresentações em Londrina, Rio de Janeiro e parcerias com Gabriel Moura (Farofa Carioca) e Suely Mesquita.

Em 2004 iniciou a gravação do álbum Volume Zero, com as colaborações de artistas londrinenses e paulistas tais como Jr. Deep (Drumagic), Zé Nigro além do grande parceiro Wendl (Kronk) que fez produção/mix e tratamento de áudio do disco.

O álbum foi lançado em março de 2005, e antes mesmo do show de lançamento oficial obteve boa aceitação da crítica especializada: Revista Bravo, Revista MTV, O Globo, Vogue RG, Revista Simples, Revista Vida Simples, Portal Terra, Portal Uol, programa Sintonia Fina (com Nelson Motta), Folha de São Paulo. O videoclipe da faixa “Valha-me” entrou na programação da MTV e da TV Cultura.

A faixa “Para Entrar” foi escolhida para ser lançada dentro da compilação virtual Chill Pill do selo Groove Gravy (ainda sem previsão de lançamento). Em conseqüência ao lançamento foi selecionado para ser um dos dois representantes brasileiros para o respeitadíssimo laboratório de criação e/ou congresso mundial de música e tecnologia “Red Bull Music Academy” em Seattle.

No mesmo evento, se destacou por ser um dos únicos participantes com álbum lançado assim como pela personalidade impressa no disco. Ainda em Seattle, gravou compôs e produziu em parceria com o consagrado produtor e compositor Leon Ware (Marvin Gaye, Ike and Tina, Quince Jones e Marcos Valle, entre outros) e ainda com Vitamin D (Dela Soul, Blackalicious, Gift of Gab, etc), Toby Lang (Fat Freddy’s Drop) entre vários outros. Fez um pocket show no badalado pub Sea Sound Lounge com músicos locais e obteve um dos maiores públicos da programação noturna do evento.

Devido ao sucesso em Seattle virou manchete da Folha de São Paulo e destaque no programa Revista Balada do Multishow; além de ser citado em matérias a respeito do evento ao redor do mundo. Em seqüência fez uma mini turnê em Chicago onde tocou em pubs da cena underground tais como Morseland e Ice Factory.
Em 2006, o mesmo álbum foi divulgado na Europa através da inclusão de faixas do mesmo, em vários set lists de DJs cultuados pela cena underground local e indicado ao prêmio Dynamite de melhor álbum de MPB do ano de 2005 ao lado de nomes como Gal Costa, Seu Jorge, entre outros.

Em 2007, enquanto preparava material novo para seu próximo disco, Bruno viajou a convite da Info session Red Bull Music Academy Brazil para Caracas (Venezuela), Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre, para dar palestras a respeito do seu método de composição/produção e também para relatar suas experiência dentro da Red Bull Music Academy. Ainda em 2007, cantou ao lado de Zé Renato, Banda Paralela, Vania Abreu e Pedro Mariano no show “As curvas da estrada de Santos-uma viagem pela obra de Roberto Carlos” com arranjos e direção de Max de Castro.


Em junho de 2008 se juntou ao compositor Romulo Fróes, com a producão de Lili Molina, para participar e dirigir o show Tudo de Novo no Auditório Ibirapuera. Em novembro de 2008 foi um dos vencedores do Festival HTTPSOM do Instituto Sergio Motta e como parte do prêmio, se apresentou numa formação acústica, no teatro do Itaú Cultural em São Paulo.


Bruno acaba de lançar seu novo e já elogiadíssimo CD "A Vontade Superstar" lançado em maio de 2009 pela YB Music com a marca impressionante de aproximadamente 40 colaboradores entre músicos, comositores engenheiros de áudio e arranjores de vários países, o álbum foi apontado pela critica especializada como uma das melhores surpresas do ano.

Atualmente, Bruno se apresenta ao lado de Guilherme Kastrup (bateria e mpc), Guizado Man (trompete e teclado), Ricardo Prado (baixo) e Zé Ricardo Passeti (violão e guitarra).