×

Biografia de Buffalo Springfield

Buffalo Springfield foi uma banda norte-americana de folk rock de vida curta e de grande influência, que serviu de plataforma de lançamento para as carreiras de Neil Young, Stephen Stills, Richie Furay e Jim Messina. Após sua formação, em abril de 1966, uma série de interrupções devido a pressões do mundo de negócio musical e brigas internas, deu como resultado trocas contínuas na formação da banda, e finalmente culminou na dissolução da banda depois de apenas 25 meses juntos.
A história do Buffalo Springfield começa quando Stephen Stills (nascido Steve Arthur Stills em 3 de janeiro de 1945, em Dallas) conheceu Richie Furay (Paul Richard Furay, nascido em 9 de maio de 1944, em Dayton) em Nova York. Os dois cantavam no grupo vocal The New Choctawquins. Os dois também atuavam em outro grupo vocal, The Au Go Go Singers, composto de nove integrantes. Com o Au Go Go, excursionaram pelo Texas e lançaram um álbum intitulado They Call Us The Au Go Go Singers, para a Roulette Records, no início de 1965.
No dia 15 de abril, o grupo estréia ao vivo, no Orange County Fair Grounds, em San Bernardino, abrindo para os Byrds. Os dois grupos continuaram a tocar juntos em mais quatro apresentações, na Costa Oeste.
Em maio, conseguem um contrato de seis semanas no Whisky-A-Go-Go graças a Chris Hillman, dos Byrds, um grande fã das músicas de Stills e Young. Lá, o grupo abre para Johnny Rivers, Captain Beefheart & His Magic Band, Them, The Leaves, The Grass Roots e Love.
Em setembro, Bruce Palmer é preso com drogas enquanto abriam para Chad & Jeremy e Ian Whitcomb, em Anaheim, sendo substituído provisoriamente por Jim Fielder, do Maston & Brewster. Nesse concerto Neil sofre um ataque epilético e é carregado no meio da apresentação.
No dia 20 de dezembro é finalmente lançado o primeiro disco, Buffalo Springfield. O disco vende pouco, por causa da má produção realizada pelos empresários Greene e Stone, que falham ao capturar o real som do grupo. A banda acaba o ano realizando vários shows e aparecem mais uma vez na televisão.
Em janeiro de 1967, alguns problemas tumultuam a vida do grupo. A banda decide demitir os dois empresários, após o fracasso com o disco de estréia. Outro problema acontece durante um show em que abriam para Mitch Ryder and The Detroit Wheels, quando Stephen Stills joga Bruce Palmer em cima do kit de bateria de Martin, porque o baixista havia se recusado a aumentar o volume de seu amplificador.
No mês seguinte, a banda recebe Neil Young de volta, após uma longa conversa com o empresário Dickie Davis. "Bluebird" é lançado como compacto, mas alcança apenas o número 58 das paradas.
Em janeiro de 1968, o grupo lança um novo compacto, Expecting to Fly, composta por Neil Young e que é um retumbante fracasso comercial. Como resultado, Neil começa a questionar se deveria continuar no grupo e esse período marca o começo do fim para ele dentro do Buffalo. Como consequência, Neil parece pouco interessado em trabalhar novas canções para um futuro disco.No dia 18 de julho é lançado postumamente o disco Last Time Around, que chega ao número 44 das paradas.
Seria o fim do grupo, que teria algumas voltas ao longo das décadas, até a introdução no Rock 'n' Roll Hall of Fame, no dia 6 de maio de 1997, em Cleveland, sem as presenças de Neil e Stephen. O legado, no entanto, permanece intacto até hoje.