×

Biografia de Carbona

Carbona é uma banda de Punk Rock formada em 1998 por Henrique Badke (Vocal e Guitarra), Melvin (Baixo) e Pedro Roberto (Bateria). Seu álbum de estréia "Go Carbona Go" foi lançado pelo selo canadense AMP Recs neste mesmo ano, e logo em seguida a banda partiu para uma turnê de 15 shows nos EUA e Canadá, se apresentando ao lado de bandas como Marky Ramone & Intruders, Chixdiggit e Groovie Ghoulies.

Voltando ao Brasil, lançaram o CD pelo selo paulista 13 RECS, dando início a uma parceria de muitos lançamentos: Back to Basics (1999), Straight Out of the Bailey Show (2000), 3 Years Fucking Up Live (2001), gravado ao vivo no Hangar 110 em São Paulo e Mighty Panorama of Earth Shaking Rock n Roll (2001).

Após 5 discos em inglês, em 2003 o CARBONA lançou "Taito Não Engole Fichas", um divisor de águas na história da banda. O disco levou o Prêmio Dynamite de melhor álbum punk hardcore de 2003, enquanto o clipe de “Fliperama” passou 13 semanas no ar na MTV e músicas como “Meu Primeiro All-Star” e “1001 Doses (Até Você Voltar)” caíram no gosto do público. Uma tour pelo Sul e o Sudeste e a apresentações em festivais como o Porão do Rock de Brasília (para mais de 40 mil pessoas, entre Rumbora e Marcelo D2) e o Ruído (RJ) comprovaram a excelente receptividade do disco.

A boa receptividade ao álbum em português estimulou a banda a lançar mais dois discos no próprio idioma: Cosmicômica (2005) e Apuros em Cingapura (2006).

Após 10 anos de carreira, chamaram o guitarrista Bjorn pra integrar a banda, com o motivo de deixar o som ao vivo mais parecido com o disco.

Segundo o vocalista, o nome "Carbona" seria uma ligação direta ao Ramones, mais precisamente por causa da música Carbona Not Glue, e foi escolhido por ficar entendível tanto em português quanto em inglês.

A banda sofre influências dos Ramones, Screeching Weasel e de The Queers.