×

Curiosidades sobre Carmen Costa

Enviar curiosidade >
  • Aliás, foi através de Francisco em uma das festas realizadas em sua casa que fez com que Carmen cantasse e demostrasse o seu talento. Nesta festa estavam presentes entre os convidados a cantora Carmen Miranda, que a estimulou de imediato o início de sua carreira. Daí a participar do programa de rádio de Ary Barroso como caloura e consagrando-se vencedora foi algo mais rápido do que se imaginava. Depois desta apresentação passou a cantar profissionalmente em dupla profissional e afetiva com o então cantor, ator e compositor Henricão, que em 1937 indicou o nome Carmen Costa para que ela usa-se profisisonalmente e a cantora acatou a sugestão.
  • Adotou o nome Carmen Costa por sugestão do compositor Henricão, com quem formou uma dupla que passou a se apresentar em feiras pelo país.
  • á Carmen Costa, que tinha por nome de batismo Carmelita Madriaga, veio do interior do estado do Rio de Janeiro, onde seus pais eram meeiros na fazenda Agulha e ela ainda pequena, começou a trabalhar como doméstica em casa de uma família de protestantes. Foi nesse período em que trabalhou na casa desta família que aprendeu hinos religiosos e demonstrou seu talento de cantora.
  • Ainda na década de 40, vai morar nos EUA, e começa também a compor onde, como compositora, adotou o pseudônimo de Dom Madrid. Ao voltar no final da década grava o frevo canção “Sonhei que estava em Pernambuco”, de Clóvis Mamede e participou do filme ”Pra Lá de Boa” (1949).
  • Em 1954, Carmen têve uma filha de Mirabeau, que deu o nome de Carmen Dilú, em homenagem a Dilú Melo, cantora maranhense, que seria a madrinha da menina. Mas antes de tal acontecer, Carmen e Dilú se desentenderam, pois, aparentemente, Dilú pretendia adotar a menina, alegando incapacidade da mãe para educá-la. No fim, Mirabeau acabou escolhendo o nome de Silézia para a menina, que foi batizada por Martha Rocha, Miss Brazil 1954 e Manoel Barcelos na Catedral Metropolitana do Rio, em evento tumultuado por engarrafamento-de-trânsito e multidão na rua.
  • Um pouco antes de falecer, por volta de 2003, Carmen chegou a propor ao então ministro da cultura Gilberto Gil que ela fosse “tombada” como patrimônio artístico nacional assim como ocorre em alguns países na Europa e aproveitou a oportunidade para apresentar a ministro a composição intitulada “Tombamento”, de sua autoria: “Eu sou a raça/Sou mistura/Sou aquela criatura/Que o tempo vai tombar/sei que não serei a derradeira/Mas quero ser a primeira/para a história conservar/Senhor Ministro da Cultura/por que não se tomba/Uma criatura/Quando é patrimônio nacional?”.
  • Carmen foi também uma das artistas presentes no antológico concerto no Carnegie Hall em 1962, quando com o violonista Bola Sete apresentou a bossa nova ao lado de nomes como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Stan Getz, entre outros e que na voz da cantora há diversos sucessos além dos citados anteriormente e que são da mais alta e inquestionável qualidade, dentre os quais a sua interpretação para “Eu Sou a Outra” (Ricardo Galeno) na década de 60 assim como também para “Garoto de aluguel”, de Zé Ramalho em 1980.
  • Em 1962, Carmen Costa tomou parte no Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie Hall, de New York, tocando cabaça, e em 1964, depois de alguns meses no Brasil, voltou a viajar para os E.U.A., desta vez levando o instrumentista Sivuca, com quem realizou algumas apresentações.
  • Em 1955, participou do filme “Carnaval em Marte”, de Watson Macedo e posteriormente dos filmes “Depois Eu Conto” (1956) e “Vou Te Contá” (1958).
  • Cantora de grande popularidade na década de 1950, Carmen Costa atuou também no cinema, aparecendo nos filmes Carnaval em Marte, de Watson Macedo, em 1955; Depois eu conto, de José Carlos Burle, 1956; e Vou te contá, de Alfredo Palacios 1958. De 1959 a 1963 voltou a residir nos E.U.A. e realizou excursões artísticas por diversos países.
  • E em 1935, em busca de novas expectativas resolveu partir para o Rio de Janeiro, onde aos 15 anos conseguiu uma colocação como doméstica na casa do cantor Francisco Alves

Mais tocadas

Ouvir Carmen Costa Ouvir

Biografia

Ver completa >
Carmelita Madriaga, conhecida como Carmen Costa, (Trajano de Morais, 5 de janeiro de 1920 — Rio de Janeiro, 25 de abril de 2007) foi uma cantora e compositora brasileira. Nascida no interior, aos 15 anos ela trabalhava na cidade do...

Discografia

Ver mais >

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >