×

Curiosidades sobre Cascatinha e Inhana

Enviar curiosidade >
  • Cascatinha lançou no ano seguinte ao falecimento de Inhana o LP "Canto com Saudade".
  • A dupla Cascatinha e Inhana ganhou o Troféu Roquete Pinto em 1951, 1953 e 1954, além de seis Discos de Ouro que ganharam por vendagens de mais de 100.000 exemplares de seus discos.
  • Quando Francisco dos Santos conheceu Ana Eufrosina da Silva sua vida tomou outro rumo. Ele estava em Araras/ SP, se apresentando com o Circo Nova Iorque, e ela foi assistí-lo. Ela tinha 17 anos, estava noiva, mas seu destino estava escrito. "Quando vi aquele mulato tocando violão, me apaixonei" contou ela. O violeiro e a moreninha se casaram cinco meses depois, no dia 23 de setembro de 1941. Romance que daria pra virar música, filme e poesia.
  • Em 1955, Cascatinha e Inhana participaram do filme, "Carnaval em Lá Maior", de Adhemar Gonzaga, no qual a dupla interpretou as Guarânias Paraguaias "Índia" (M. Ortiz Guerrero - José Asunción Flores - Versão: José Fortuna) e "Meu Primeiro Amor (Lejania)" (Hermínio Giménez - Versão: José Fortuna - Pinheirinho Junior).
  • Segundo Francisco dos Santos, o Cascatinha,no programa "Viola Minha Viola", foi escolhido este nome para a dupla, pois seu apelido na juventude era Cascatinha, e quanto à sua esposa Ana, "inhá" era uma forma de tratamento de respeito dado às mulheres, daí Inhana. [editar] Maiores
  • Marido e esposa, juntos formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia (1952) que os levou a um grande sucesso, Meu Primeiro Amor (também de 1952) e Colcha de Retalhos (1959).
  • Em 1954, a dupla Cascatinha e Inhama recebeu Medalha de Ouro da Revista "Equipe" e passaram a ser conhecidos como "Os Sabiás do Sertão", pelos recursos vocais e agradáveis nuances desenvolvidos pela dupla. A voz soprano de Inhana é considerada uma das vozes femininas mais perfeitas do Brasil.
  • Cascatinha e Inhana cantaram nos picadeiros de centenas de circos por todo o país, gravaram 54 discos de 78 rpm e 30 LPs. Venderam milhares de discos numa época em que vitrola era artigo de luxo.
  • "Índia" e "Meu Primeiro Amor" foram regravadas ao longo do tempo por outros interpretes, tais como: Dilermando Reis, Carlos Lombardi, Gal Costa, Nara Leão e Taiguara, apenas para citar alguns.

Mais tocadas

Ouvir Cascatinha e Inhana Ouvir

Biografia

Ver completa >
Dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos, o Cascatinha (Araraquara SP 20/4/1919-São José do Rio Preto/SP 14/3/1996) e Ana Eufrosina da Silva Santos, a Inhana (Araras SP 28/3/1923-São Paulo/SP 11/6/1981). Aos 18 anos, Francisco cantava ao violão modinhas, canções e...

Discografia

Ver mais >

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >