×

Biografia de Chiara Civello

Chiara Civello nasceu em Roma, no dia 15 de junho de 1975. Ganhou seu primeiro violão aos 12 anos e frequentou aulas de canto aos 14 na St. Louis Music Academy 2 . Em 1993, através de uma audição feita em Úmbria, na Itália, cantando a música "What are you doing the Rest of Your Life?", de Michel Legrand, conseguiu uma bolsa de estudos para a renomada Berklee College of Music, em Boston, se mudando para os Estados Unidos assim que completou 18 anos. "Eu pensei, 'eu vou', se eu não gostar, no mínimo eu aprendi um pouco de inglês", disse, sobre a época.
Durante sua graduação em Voz, em Boston, desde cedo se envolveu em projetos com bandas de jazz, chegando a fazer apresentações com Lello Molinari, professor em Berklee, e a participar do álbum "Game Theory", organizado por outro professor da instituição, o jazzista Doug Johnson. A parceria com Molinari, inclusive, rendeu participação no álbum "Multiple Personalities", aonde Chiara gravou os vocais de músicas como a clássica La Malafemmena.
Após Berklee, no ano 2000, Chiara se mudou para Nova York, onde, na companhia de três amigos músicos, começou a fazer shows em bares e eventos dos mais diversos, cantando de blues à salsa e conhecendo o cenário musical da cidade, em lugares como o pub "Living Room", especializado em shows musicais. Trabalhou com nomes como Tony Bennett, que chegou a afirmar que Chiara é a melhor cantora de jazz de sua geração. Um dia, convidada a participar do ensaio de Paul Simon, do Simon & Garfunkel, foi descoberta pelo famoso produtor musical Russ Titelman, que ouviu sua primeira canção de autoria própria, "Parole Incerte", e viu na cantora um talento para composição. Seis meses depois, Chiara já havia firmado contrato com a gravadora internacional Verve (ela foi a primeira artista italiana a ser contratada pela gravadora), para a gravação de seu primeiro álbum. Ainda nessa época, foi apresentada ao cantor e compositor Burt Bacharach, com o qual compôs a música "Trouble", sua primeira parceria.3 4
Seu primeiro álbum, Last Quarter Moon, foi lançado em 2005 e foi muito bem recebido pela crítica musical, com canções de sucesso como "Here Is Everything" e "Caramel" (cover de uma canção de Suzanne Vega). O álbum possui também a primeira música em português gravada pela cantora, composição de Fernando de Oliveira e Rosa Passos, "Outono". A edição especial de seu primeiro CD, lançada exclusivamente no Japão, contava com outra faixa em português, "Beijo Partido", no Brasil sucesso na voz de Milton Nascimento.
A primeira grande turnê mundial veio em 2007, com o lançamento de seu segundo disco, "The Space Between", produzido por Steve Addabbo, de músicas de sucesso como "Un Passo Dopo L'altro", "Isola" e "Night".
Em fevereiro de 2008, num momento de crise na vida pessoal, Chiara veio ao Brasil a convite do amigo Daniel Jobim, filho de Tom Jobim, e foi levada por ele a um famoso sarau num estúdio na Barra, Rio de Janeiro, organizado pelo compositor pernambucano Dudu Falcão e conhecido como "Compositores Unidos". Lá conheceu grandes nomes da atual música popular brasileira, como Ana Carolina, Jorge Vercillo, Luiza Possi e Max Viana. Nesta noite, após ouvir "Isola", canção de "The Space Between", a cantora Ana Carolina pediu a Chiara uma melodia, e as duas fizeram a música "Resta", que acabaria se tornando trilha sonora da novela global "Passione".
Vivendo num triângulo entre Roma, Nova York e Rio de Janeiro, Chiara compôs canções em parceria com outros músicos brasileiros, como Mombaça, Antônio Villeroy e Dudu Falcão. Em 2010 lançou o terceiro disco, "7752", distância em kilômetros entre NY e Rio de Janeiro, o qual foi gravado nas duas cidades e lançado pelo selo musical de Ana Carolina, chamado Armazém. Considerado pela cantora como "a consagração da parceria", o álbum conta ainda com participações de nomes importantes como Diana Tejera e Jaques Morelenbaum. Canções compostas com Ana Carolina, como "I Didn't Want", "Otto Storie" e "Dimmi Perche'" também foram lançadas em português pela cantora brasileira.
A divulgação de "7752" incluiu shows pela Europa, Estados Unidos e Brasil, onde a edição especial do CD contou com uma música bônus, "Simplesmente aconteceu", sua primeira composição em português, feita em parceria com Dudu Falcão.
Suas passagens pelo Brasil renderam ainda participação no primeiro álbum de Dudu Falcão e a composição da música "Problemas" com Ana Carolina, trilha da novela Fina Estampa e presente no álbum "Ensaio de Cores". A canção foi ainda escolhida como "música do ano" no Prêmio Multishow.
No início de 2012 foi anunciada sua participação em um dos eventos musicais mais famosos do mundo, Festival de Sanremo, aonde canta com o artista Shaggy e apresenta a música inédita chamada "Al posto del mondo", composição sua e de Diana Tejera, cantoria italiana e parceira musical de cantores como Tiziano Ferro.
Em 2013, de volta ao Brasil, Chiara estreou a turnê "Solo+" no Tom Jazz, em São Paulo, no mês de maio. Acompanhada no palco pelo guitarrista Guilherme Monteiro, Chiara canta seus maiores sucessos em versão acústica e recebe convidados como Daniel Jobim, Preta Gil, Ana Carolina, Zizi Possi e Pedro Mariano.
Um novo álbum está de gravação marcada para o meio de 2013, na Itália.