×

Biografia de Cinco Rios

Cinco Rios busca dar volume e personalidade a canções cuja singularidade está no encontro entre a MPB e a força do rock. Integram a banda os violonistas e guitarristas João Eduardo e Tiago Capute, o baterista Fabrício Galvani, o baixista Bruno César e o pianista e vocalista Maurício Silva Jr..

O som produzido pelos cinco "afluentes" mineiros busca distanciar-se da margem dos rótulos para, a partir da constante troca de influências e do direito à experimentação, produzir canções de harmonia doce, e, ao mesmo tempo, repletas de mistério, sugestão e surpresa. Muito pode haver entre águas e harmonias sonoras.

Assim como a união de afluentes garante a riqueza de um rio, a confluência de estilos, ritmos e intenções melódicas concede autenticidade à música da banda mineira Cinco Rios. Músicos de formação diversa, os cinco "rios" que compõem o grupo buscam, através da integração de suas experiências, memórias e técnicas individuais, dar volume e personalidade a canções cuja singularidade está no encontro entre a MPB e a força do Rock.

Integram a banda os violonistas e guitarristas João Eduardo e Tiago Capute, o baterista Fabrício Galvani, o baixista Bruno César e o pianista e vocalista Maurício Silva Jr. Se a influência individual dos componentes vai de Chico Buarque a Neil Young, as afinidades de apreciação musical giram em torno de bandas e músicos como Radiohead, Nick Cave, REM, Coldplay, Wilco, Legião Urbana e Los Hermanos.

De alguma forma, há vestígios de tais grupos no trabalho dos cinco "rios". Trata-se de indícios que, somados às intenções pessoais, "deságuam" nas suaves e melancólicas harmonias da banda.

Em agosto/2006, no Teatro Marília, a Cinco Rios apresentou o show de lançamento de seu primeiro CD, Ecos da cidade. Realizado no estúdio Casa Antiga, o disco conta com 13 faixas.

As canções do álbum de estréia revelam a sonoridade melancólica e, ao mesmo tempo, caracteristicamente urbana da banda. Também em 2006, 'Cinza', uma das músicas da banda – (Maurício Silva Jr./João Eduardo) – concorreu ao título de melhor canção do ano em concurso do site do Jornal do Brasil (JB On line).

A Cinco Rios foi chamada a participar, ainda, de evento realizado, no Rio de Janeiro, com o nome de O novo rock do Brasil, além de ter sido convidada pelo projeto Noite Alto Falante a abrir um show do grupo paulista Gram.

Já em 2007, foi selecionada para apresentar-se no programa Música Independente, no Palácio das Artes, com transmissão da Rádio Inconfidência e da Rede Minas.

O som produzido pelos cinco "afluentes" mineiros busca distanciar-se da margem dos rótulos para, a partir da constante troca de influências e do direito à experimentação, produzir canções de harmonia doce, e, ao mesmo tempo, repletas de mistério, sugestão e surpresa.