×

Curiosidades sobre Clara Nunes

Enviar curiosidade >
  • Como medida de segurança, o corpo de Clara saiu de uma ambulância da Clínica São Vicente rumo à quadra da Portela, sendo acompanhado por populares. O corpo chegou à sede da escola de samba às 10:30 da manhã.20 Com dificuldade, a ambulância entrou no pátio lotado e o corpo foi levado do veículo até uma sala onde estava o caixão.20 Seis soldados da Polícia Militar conduziram o caixão até o centro da quadra, sob o aplauso das mais de 5.000 pessoas que ali se aglomeravam.0 Enquanto isso, a programação das principais redes de televisão do país era interrompida com flashes ao vivo da clínica e da quadra da escola de samba;21 nas rádios, os sucessos do último álbum de Clara, Nação, tocavam incessantemente.
  • Em sua homenagem, a rua em Oswaldo Cruz onde fica a sede da Portela, sua escola de coração, recebeu seu nome.
  • No período em que Clara ficou em coma, apareceram todos os tipos de produtos milagrosos e curandeiros.14 Paulo César Pinheiro barraria a entrada da maioria deles, motivo pelo qual foi chamado de "perturbado mental" por algumas publicações
  • A partir do momento em que o caixão aberto foi colocado no centro da quadra, alguns tumultos ocorreram.20 Àquela altura, apenas 30 soldados da Polícia Militar faziam a segurança do local, assim como os seguranças particulares da Portela. Seis seguranças da Rede Globo também estavam presentes no local e agiam com truculência, afastando público e repórteres do centro da quadra. Algumas das pessoas presentes caíram de um palco de cerca de dois metros de altura. Houve correria, com muitos empurrões e quedas.
  • á no dia seguinte ao enterro de Clara Nunes, sua sepultura tornou-se um local de peregrinação dos fiéis do candomblé e da umbanda e, desde então, é bastante visitado, sobretudo por adeptos dos cultos afro-brasileiros, que ali realizam rituais e deixam oferendas à artista, como flores e velas. De acordo com os adeptos dessas crenças, a cantora não teria morrido, mas sim se tornado um "Ser de Luz", havendo até mesmo relatos de curas através da intercessão de Clara Nunes.
  • Em 1952, Clara Nunes venceu seu primeiro concurso de canto organizado em sua cidade, interpretando "Recuerdos de Ypacaraí". Como prêmio, ganhou um vestido azul.
  • Eu fui olhando para o rosto de cada um deles e percebi algo estranho no anestesista, que estava pálido, com os lábios secos. Eu pensei: 'foi esse cara quem fez a merda'. Ele era o único que estava transtornado." — Paulo César Pinheiro, para o livro Clara Nunes: Guerreira da Utopia, p. 258.
  • Voce sabia que ARTHUR DA TÁVOLA foi o que mais escreveu crônicas para CLARA NUNES? Sua última, em 2004, ressalta a qualidade, o mérito e a inigualável grandeza da cantora.
  • Clara Nunes foi a primeira cantora da sua época a vender mais de 4 milhões de lps e que é detentora de 18 DISCOS DE OURO?O seu DVD lançado esse ano(2009) pela EMI:"CLIPS DO FANTÁSTICO 70/80" já atingiu a venda de 30.000 cópias?
  • Voce sabia que CLARA NUNES sofreu um pequeno acidente no mar em 1974 quando fazia "BRASILEIRO PROFISSÃO ESPERANÇA" e teve de ser anestesiada por um médico em seu camarim para conseguir fazer o show?Além de hematomas que foram disfarsados com maquiagem. O que sucedera é que uma onda a jogou nas pedras, machucando-a profundamente, a ponto de chegar a um hospital.Só que Clara, responsável por seu público, não deixou de fazer o show em nenhum dia!
  • Você sabia que Adelzon Alves, na época de 1974, namorado de Clara Nunes e seu produtor musical, não concordou com a letra da música "Contos de Areia" da dupla Romildo-Toninho vetando, inicialmente, sua gravação. Clara a gravou somente após algumas modificações na letra, sugerida por Adelzon.
  • Clara Nunes era apaixonada por animais. Possuiu dois cachorros e um papagaio com o nome de Ray Charles.
  • Às 16:00 horas, o caixão foi fechado e coberto com as bandeiras do Clube do Samba e da Portela; além das de outras escolas de samba, como Mangueira, Caprichosos de Pilares e Império Serrano. Um caminhão do Corpo de Bombeiros levou o caixão até o Cemitério São João Batista, onde a cantora foi sepultada às 18:00 horas,22 após um tumulto na chegada ocasionado pela grande quantidade de pessoas que se dirigiram para o local.
  • A cantora Alcione gravou "Claridade", uma álbum com os maiores sucessos da carreira da amiga, Clara Nunes.
  • Você sabia que Vinicius de Moraes deu o nome de clara à uma gatinha que comprou?
  • Aluizio Machado e Ovidio Bessa compuseram a música de nome Clara Nunes que Martinho da Vila gravou no LP Clube do Samba e em seu LP Palavras Diversas em 1983.
  • Voce sabia que CLARA NUNES, por ter sido criança pobre e órfã aos 6 anos, doava parte de seus caches à Instituições, creches e orfanatos? Tinha loucura por ser mãe, mas sofreu uma histerectomia em 1979, após três abortos espontâneos.
  • Em 2001, foi apresentado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, o musical "Clara Nunes Brasil Mestiço".
  • Por influência do produtor musical Cid Carvalho, Clara Francisca Gonçalves Pinheiro "adotou" o nome para Clara Nunes, usando o sobrenome da mãe.
  • 2012 - A história de Clara Nunes (1942-1983), a grande cantora, vai virar musical. É um projeto da produtora paulista Dona Sinhá para celebrar os 70 anos de nascimento de Clara, em agosto próximo. A empresa foi autorizada a captar R$ 1.576.750,00 pela Lei Rouanet.
  • Você sabia que há 28 anos a irmã mais velha de Clara,(a Mariquita) guarda os pertences da cantora em um terreno cedido por seu filho Sued onde foi feito um cômodo para abrigá-los, depois de Paulo César parar com um caminhão na porta de Mariquita e entregá-los?
  • As reações à morte da cantora foram variadas. Os seguidores das religiões afro-brasileiras reagiram mal à morte da cantora, dizendo que ela havia sido imprudente ao se operar na quaresma.21 O babalorixá Pai Edu de Recife, que já havia se desentendido com Paulo César, havia alertado publicamente a cantora para que não se operasse naquele período. Clara teria, inclusive, optado pela anestesia geral – ao invés da peridural – devido a uma orientação que o guia espiritual pernambucano teria lhe dado.
  • Paulo César Pinheiro decidiu não abrir um processo para investigar se a morte de Clara foi causada por erro médico.27 Para haver a investigação, ele teria que autorizar a exumação do cadáver dela. Seguindo a orientação da própria cantora, ele não permitiu que isso fosse feito. Ela teria lhe dito, após a morte de Elis: "me enterre como eu estiver, mas não deixe me cortarem".
  • Por outro lado, no âmbito do neopentecostalismo, a morte da cantora foi apontada como consequência da intercessão de um espírito demoníaco. De acordo com Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e atual proprietário da Rede Record, "o espírito que estava nela foi manifestado por uma pessoa presente" num culto da igreja e teria dito que "iria levá-la".
  • Em 1986, a Velha Guarda da Portela interpretou "Flor do Interior" (de Manacéa), uma das muitas feita em homenagem à Clara Nunes, no disco "Doce Recordação" - produzido por Katsunori Tanaka e lançado no Japão.
  • O Teatro Clara Nunes foi comprado pela cantora com os seus próprios recursos. Clara poderia, segundo suas próprias palavras, "ter comprado um apartamento em Miami, ou usado o dinheiro como lhe provesse", só que preferiu criar o Teatro para dar oportunidade aos artistas de apresentarem seus shows, porque sabia o quanto era difícil a espera de vaga para esses eventos!
  • Ao todo, 500.000 pessoas passaram pela escola de samba para se despedir da cantora.
  • Baby Consuelo protagonizou um dos momentos mais tensos dos 28 dias em que Clara esteve em coma, ao tentar entrar no CTI com Thomaz Green Morton, que havia convencido vários artistas de que seus "poderes paranormais" curavam doenças graves. Entretanto, ela foi impedida por Maria Gonçalves Pereira, a irmã mais velha da cantora, que acompanhava-a dia e noite,
  • Aluízio Machado (da Império Serrano), compôs a música "Clara" em homenagem à cantora.
  • Voce sabia que Clara Nunes nutria uma paixão enorme por bonecas, mas, por ser pobre, muito pobre quando criança, a irmã mais velha fazia bonecas de papelão e pano para Clara brincar? E essa paixão permaneceu por toda a sua vida!
  • Você sabia que hoje dia 5 de fevereiro de 2011 na Quadra da Portela/Rj foi inaugurado o BUSTO DE CLARA NUNES? O autor foi o Prof.Casanova
  • Em 2003, em comemoração aos 60 anos de Clara Nunes, a gravadora DeckDisc lançou "Um Ser de Luz - Saudação à Clara Nunes", álbum produzido por Paulão Sete Cordas e que contou a participação de diversos artistas interpretando parte de seu repertório.
  • Segundo o jornal O Globo, o túmulo de Clara Nunes é atualmente o segundo mais visitado do Cemitério São João Batista durante o feriado de Finados, atrás apenas do túmulo de Cazuza.26

Mais tocadas

Ouvir Clara Nunes Ouvir