×

Biografia de Claudia Amorim

Iniciou carreira ainda criança participando do coro infantil dos Estúdios Disney dublando canções para programas feitos especialmente para televisão, em especial, "O Clube do Mickey", sob a supervisão e direção artística da cantora Cyva, integrante do Quarteto em Cy.

Ainda na infância participou de gravações de jingles e spots para rádios e TV, sempre integrando coros infantis e de jovens.

Atuou durante cinco anos como backing vocal de Sandra de Sá e Tavito fazendo shows e gravações por todo o Brasil. Fez participação especial como vocalista no disco Alma da cantora Leila Pinheiro.

Decidiu pela carreira solo quando conheceu o ‘padrinho musical’ Danilo Caymmi que a presenteou com músicas de sua autoria e com ela dividiu o palco, participando de sua estréia como solista.

Em 1998, participou do Projeto Novo Canto, conhecido por lançar artistas novos no mercado, ao lado do Quarteto em Cy, unindo duas gerações de artistas no mesmo palco. O show de Claudia foi um dos escolhidos pela rádio JB para compor um programa especial com os artistas que mais se destacaram naquela versão do projeto.

Integra a coletânea “Novo Canto – vol 3”, lançada pela gravadora Dabliú

Participou ainda dos projetos “Cartão Postal da MPB”, no Centro Cultural da Justiça Federal, do Projeto Camarote das Artes, da Caixa Econômica Federal, do Projeto Cultura Musical, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do Projeto Sesc Arsenal, em Cuiabá e do Projeto Musica no Metrô, na Estação Carioca do Metrô do Rio de Janeiro, além de shows em casas noturnas da cidade.

No fim do ano passado, apresentou-se abrindo o show de Tereza Cristina na importante casa de shows “Circo Voador”, no Rio de Janeiro acompanhada por banda.

Em agosto de 2007 idealizou, coordenou e realizou o espetáculo “Chico Buarque e Democracia – uma Historia em Comum”, patrocinado pela Petrobras e organizado pela Ordem dos Advogados RJ , no Canecão, onde também atuou como intérprete ao lado de dois cantores e um grupo vocal, em uma noite de homenagem a Chico Buarque. O show teve a direção musical de Luis Cláudio Ramos, arranjador,produtor artístico e diretor musical de Chico Buarque há pelo menos 20 anos. O lendário baterista Wilson das Neves fez participação especial no espetáculo que ocupou o Canecão em uma única noite.

Teve o apoio da Varig Log para a realização dos shows que fez pelo Brasil, como por exemplo, em Fortaleza e Natal em junho de 2005 e os que fez por Mato Grosso, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro em 2006. Durante a estada em Natal em 2005, Claudia gravou o CD “... para entender as estrelas” ao lado de músicos, técnicos e arranjador da região. Em 2006 gravou mais duas faixas em solo carioca com produção de Renato Piau.

Claudia Amorim foi incluída no Dicionário de Intérpretes da MPB de Ricardo Cravo Albin, disponível no portal Ibest na Internet.

Está com várias faixas do CD “...para entender as estrelas” disponíveis para downloud no Japão, Europa e EUA através do selo Guitarra Brasileira.

Lançou o CD “...para entender as estrelas”, no Mistura Fina, no Rio de Janeiro, em uma festa-show que reuniu vários artistas do selo Guitarra Brasileira e teve a participação especial de Luis Melodia.

Teve o CD “...para entender as estrelas” na pré-seleção dos indicados ao Prêmio Tim de 2007.

Tem realizado uma sólida parceria com o violonista e produtor Renato Piau apresentando-se por todo o país. Algumas dessas apresentações também são ao lado do guitarrista Perinho Santana.

Esteve recentemente apresentando-se no sertão do Ceará e Paraíba através de iniciativa do Banco do Nordeste em um projeto de formação de platéias desenvolvido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste.

O show de Claudia Amorim, “...para entender as estrelas” já passou pelas cidades de Fortaleza, Cariri, Souza, Nova Olinda, Cuiabá, Natal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Teve recentemente duas faixas do novo CD incluídas na trilha sonora da novela 'Minha Terra Minha Mãe' produzida pela Televisão Publica de Angola e exibida naquele pais onde é grande sucesso. A novela foi gravada em solo brasileiro.


DISCOGRAFIA:

“DIA BRANCO”

Em 2000, lançou seu primeiro CD “DIA BRANCO”, produzido por Lui Coimbra e Patrícia Vergara e distribuído pela Eldorado. O cd conta com as participações especiais de Geraldo Azevedo ( voz) e Danilo Caymmi (voz e flauta), além dos instrumentistas Delia Fischer, que também assina os arranjos, e Milton Guedes.

Nesta primeira gravação solo, Claudia apresenta arranjos modernos, com alguns elementos da música pop, misturados aos ritmos genuinamente brasileiros, como o baião e o samba de roda, entre outros, sem cair na musicalidade regional do brasileiro.

"Dia Branco", hit do compositor Geraldo Azevedo e ícone das canções brasileiras, é a música de trabalho do disco e, por isso mesmo, é a síntese do trabalho musical de Claudia, ou seja, arranjos modernos, sofisticados, cleans, de comunicação direta com o ouvinte e absolutamente atuais em uma voz suave e delicada.


“...PARA ENTENDER AS ESTRELAS”

Em 2007 lançou seu segundo cd cujo repertório inclui bossas-novas e canções brasileiras, como a romântica música de trabalho “A Lua, o Amor e o Mar” do compositor Manassés Campos.

O CD “...para entender as estrelas” apresenta arranjos sofisticados, de formação acústica ( piano, baixo acústico, bateria, flauta, violão acústico, acordeon), em uma estética que remete às antigas gravações ao vivo.

Entre as inéditas, duas canções de Renato Piau e seus parceiros, Arnould Rodrigues e Ronaldo Santos, dão um toque mais pop ao CD misturando alguns elementos, como o uso de guitarras, ruídos urbanos e teclados.

“COLETÂNEA NOVO CANTO – VOLUME 3”

seleção dos artistas que participaram da versão de 1998 do Projeto Novo Canto, trazendo uma faixa de cada um dos 16 novos talentos que apresentaram-se no projeto. A faixa de Claudia Amorim é a gravação ao vivo de “Dia Branco”, de Geraldo Azevedo e Renato Rocha, durante o show no Terraço Rio Sul.