×

Biografia de Clazziquai

Kim Sung-Hoon, também conhecido como DJ Clazzi, sempre teve interesse em música e se formou na Capilano College, no Canadá. Depois de se formar, trabalhou como webdesigner e fez o upload de sua música on-line para o mundo ouvir. Muitas pessoas que estavam entediadas com a cena musical coreana se voltaram para sua música, devido à sua mistura única de música clássica, jazz e groove. As primeiras músicas disponibilizadas eram trabalhos ainda em fase de produção, daí a razão pela qual a banda é muitas vezes chamada de The Clazziquai Project.

Os irmãos Coreano-Canadenses Christina Chu e Alex Chu apareceram no trabalho do DJ Clazzi com os três mini-álbuns on-line Gray, Red e Retro. Foi por meio disso que Clazziquai (CQZ) nasceu. O grupo também remixou uma música de seus compatriotas coreanos, Loveholic, na forma de Nolleowa para seu álbum [RE:all] Florist. Foi depois disso que o grupo começou a tomar forma e sua popularidade cresceu, a tal ponto que o grupo assinou com uma gravadora e lançaram oficialmente seu disco de estréia, Instant Pig, em 2004.

Foi dito que Instant Pig começou a cena de música eletrônica coreana. Para criar seu som único experimental, Clazziquai remixou e combinou mais de 30 músicas. O método parecia funcionar com sua música e rapidamente passou a ser utilizado por empresas para comerciais e programas de TV. O sucesso do grupo também se expandiu pelo Japão, a música Sweet foi colocada em revistas e rádios pelo país todo. O músico japonês Tomoyuki Tanaka (Fantastic Plastic Machine) citou Clazziquai como um dos líderes da "Onda Coreana" na Ásia, um termo normalmente associado a artistas populares como BoA.

Esse álbum foi seguido por um álbum "tapa-buraco" de remixes chamado ZBAM em novembro de 2004. A banda continuou suas atividades colaborando com Epik High na faixa Honjarado e na música Play Girl, sendo mostradas no drama Good Man.

Em 2005, o segundo álbum do grupo, Color Your Soul, mostrou uma ligeira mudança no estilo de sua estréia, com mais elementos acústicos aparecendo e aparentemente caracterizando-os como mais comercial. A banda negou as acusações deliberadas de estar fazendo música comercial e disse que simplesmente continuaram a produzir a música que eles queriam, ao invés da que o grande público quer. Se for esse ou não o caso, o álbum foi um sucesso. No mesmo ano, Clazziquai contribuiu com um remix de SO EXCLUSIVE para o álbum DOPE SPACE NINE do m-flo.

Em 2007, o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, Love Child of the Century foi altamente esperado, bem como um concerto no estádio olímpico de Seul. Como o sucesso do grupo continua a crescer e crescer na Ásia, parece que Clazziquai terá um futuro brilhante.