×

Biografia de Dick Haymes

DICK HAYMES (Richard Benjamin James) nasceu em 13.09.1916, em Buenos Aires, República Argentina, de mãe irlandesa e pai escocês. Marguerite, sua mãe, era cantora de operetas e excursionava pela Argentina quando ele veio ao mundo.

Sua infância decorreria em colégios internos da França, Suíça e Canadá, nesse país por mais tempo, no Loyola College de Montreal. Confessava que "aí aprendi a busca da perfeição com os jesuítas".

Foi sua mãe quem lhe ensinou música e canto. Quando tinha 16 anos é admitido como crooner de uma orquestra, o mais jovem vocalista na época de uma orquestra de dança.

Terminados seus estudos, Haymes vai residir na Califórnia, onde por alguns anos desenvolve atividades as mais diferentes: instrutor de pesca submarina, compositor, cantor de ópera, artista de rádio. Em 1939, o band-leader e trompetista Harry James ouve-o cantar em Nova Iorque e fica impressionado. James nessa ocasião começava sua carreira de band-leader e precisava de um bom vocalista para substituir o seu que se retirava, Frank Sinatra.

Sua estréia na orquestra de Harry James deu-se em 18.03.1940. Nela atua até 1941, tendo gravado sucessos como I`ll Get By e You`ve Changed.
Em 1942, de novo viria a substituir Sinatra, que havia deixado a orquestra de Tommy Dorsey.
A partir de 1943, passa a gravar na Decca, à qual se prende por contrato até 1951. Atua em filmes, vai para as paradas de sucesso com inúmeros hits, entre os quais I`ll Never Know, que vendeu mais de um milhão de cópias. No rádio, mantém programas famosos: de 1943 a 1945 o Here`s to Romance na C.B.S.; de 1944 a 1947 o Dick Haymes Show na N.B.C. e C.B.S.; em 1950 e 1951 o Fly Anything na A.B.C.
No início dos anos 50, começa a mostrar os primeiros sinais de desgaste artístico, os quais têm causa em casamentos fracassados, inclusive um muito comentado com Rita Hayworth, uso imoderado da bebida e problemas com imposto de renda.
Retira-se então para a Inglaterra, Irlanda e Espanha, um longo período em que não se tem notícias suas. Quando retorna à América, nos anos 70, é um homem totalmente recuperado, surpreendentemente a pregar a moral jesuíta. E nada além de refrigerantes, muita natação e vida conjugal calma, numa linda mansão de Santa Mônica com sua esposa inglesa.
Assim pôde retomar sua brilhante carreira na televisão e em clubes noturnos, bem como gravar Lps. de grande sucesso, nos quais reafirmava toda a excelência de sua arte.

Faleceu em 28.03.1980, em Los Angeles. Sobre Dick Haymes, o Dick Melody, seria suficiente dizer que foi o grande rival de Bing Crosby e Frank Sinatra.