×

Biografia de Dong Bang Shin Ki

Dong Bang Shin Ki é uma Boyband da Coréia do Sul com cinco membros. Produzida pela SM Entertainment e começando como um grupo de dança e de cantores, o som do Dong Bang Shin Ki mistura Pop, R&B, Dance e ocasionalmente elementos de rock mais pesados para criar um estilo facilmente comercializável, junto com as versões balada e acapella de suas músicas, que são sua marca registrada. Popular não apenas na Coréia e no Japão, Dong Bang Shin Ki também é muito conhecido no resto da Ásia, especialmente na China, Taiwan e Tailândia.

Escrito em caracteres chineses, a pronúncia e ortografia de Dong Bang Shin Ki (cujo nome significa "Ascensão dos Deuses do Leste") possui várias versões, dependendo do país. Na Coréia, os caracteres chineses são lidos como Dong Bang Shin Ki (uma forma alternativa de falar é Dong Bang Shin Gi). No Japão, é lido como Tohoshinki. Na China, os caracteres são lidos como Tong Vfang Xien Qi, e é desse nome que seu nome internacional, TVXQ ou TVfXQ, é derivado. Dong Bang Shin Ki muitas vezes se referem a eles mesmos, em entrevistas e canções, como TVXQ.

O primeiro membro a se juntar ao Dong Bang Shin Ki foi Junsu. Ele foi visto pela primeira vez participando do show de talentos "2002 Survival Audition Hee Jun vs. KangTa Battle" no qual os membros do H.O.T., Moon Hee Jun e KangTa, eram juízes. Rose e Attack, do The Trax, e Eunhyuk, do Super Junior, também estavam nesse show. O nome artístico de Junsu é Xiah, ou Xiah Junsu - Xiah é pronunciado como "shi-á", e é o diminutivo de Ásia, que é pronunciado como "Á-shi-á" pelos coreanos. Isso reflete o desejo de Junsu de fazer sucesso não apenas na Coréia, mas por toda Ásia.

Yunho foi o segundo a se juntar à banda, assegurando seu lugar no grupo depois de ganhar o primeiro lugar em uma competição de dança. Normalmente, o membro mais velho do grupo é escolhido como o líder, mas na verdade Yunho é o líder do Dong Bang Shin Ki, apesar de ser o segundo mais velho na banda. O nome artístico de Yunho é U-Know ou U-Know Yunho - U-know é pronunciado como "you know" (em inglês), que é similar a pronúncia de seu nome Yunho. Também dizem que significa "Yunho Conhece Você", se referindo a habilidade dele de entender os outros membros do grupo por ser o líder do Dong Bang Shin Ki, assim como compreender seus fãs.

JaeJoong, o membro mais velho, foi o próximo a se juntar ao grupo, selecionado em uma audição com 5.000 pessoas. Seu vocal o fez ganhar o primeiro lugar, tornando-o o principal vocalista do Dong Bang Shin Ki. Ele escolheu para ele o nome artístico de YoungWoong JaeJoong. YoungWoong significa "herói" em coreano, e por isso internacionalmente ele é muitas vezes chamado simplesmente de Hero.

Changmin é o mais novo do grupo, se juntou à banda depois de impressionar os juízes com seu talento vocal durante uma audição. Seu nome artístico é Choikang Changmin, Choikang significa "o melhor" em coreano. Internacionalmente, no entanto, ele é usualmente chamado de Max.

O último membro a se juntar ao grupo foi Yoochun, que viveu nos EUA por quatro anos antes de ser descoberto pela SM Entertainment em uma competição de canto. Depois de ganhar a competição, foi lhe dado a oportunidade de assinar com a SM Entertainment e se mudar para Coréia. Seu nome artístico é Micky Yoochun. Micky era seu apelido em inglês quando ele morava nos EUA, e quando escrito com caracteres chineses, o nome Micky significa "arma escondida".

Dong Bang Shin Ki estreou no final de 2003 com essa formação, e não mudou seus membros desde sua estréia. A SM Entertainment planejou adicionar um sexto membro, que seria chinês, supostamente para ajudar Dong Bang Shin Ki a entrar no mercado chinês, mas os fãs protestaram e nunca foi dada continuidade a esse plano.

Sua primeira aparição foi em 26 de dezembro de 2003, durante um showcase da BoA e da Britney Spears. Eles tocaram seu primeiro single Hug, e uma versão acappella de O Holy Night com a BoA. Pouco tempo depois, eles lançaram o single Hug com um photobook, e também o seu segundo single The Way U Are, também com um photobook.

Em outubro de 2004, Dong Bang Shin Ki lançou seu primeiro álbum, TRI-ANGLE. TRI-ANGLE alcançou o primeiro lugar das paradas musicais coreanas, e era uma mistura de pop, R&B suave e baladas. A faixa título do álbum é uma canção muito mais rock e pesada chamada Tri-Angle e contava com a participação de BoA e The TRAX tanto na canção quanto no vídeo clipe. Em dezembro do mesmo ano, eles lançaram um álbum especial de natal, Christmas Gift from Dong Bang Shin Ki, que contava com o Dong Bang Shin Ki cantando canções de natal como The First Noel e Silent Night, Holy Night.

Depois do grande sucesso, o fã-clube oficial do Dong Bang Shin Ki foi criado. Os fãs escolheram para o clube o nome Cassiopeia, que é uma constelação de estrelas que fica próxima a constelação de Big Dipper. A constelação de Cassiopéia tem cinco estrelas e Dong Bang Shin Ki tem cinco membros. Quando traçado em um teclado QWERTY alfanumérico, as letras TVFXQ formam aproximadamente a mesma forma que a constelação Cassiopéia.

Determinados a manter o interesse de seus fãs internacionais, em novembro de 2004 foi lançado a versão internacional do single Hug, com as canções regravadas em inglês. Em janeiro de 2005, eles lançaram uma versão chinesa de seu álbum TRI-ANGLE, contendo várias faixas bônus, que eram versões chinesas de algumas de suas canções.

Mesmo antes do lançamento de seu segundo álbum, Dong Bang Shin Ki começou a se tornar conhecido no mercado japonês. Em abril de 2005 foi lançado o primeiro single japonês, Stay With Me Tonight, e depois um segundo single em julho do mesmo ano, Somebody to Love.

Em Setembro de 2005, Dong Bang Shin Ki lançou seu segundo álbum, Rising Sun. Esse álbum continha mais R&B, e mais uma vez algumas canções com elementos de rock mais pesados. Eles também fizeram outra canção com The TRAX, chamada Free your mind. Esse álbum foi mais uma vez um grande sucesso, fazendo-os ganhar grande popularidade não só na Coréia, mas também no Japão, China, e no resto da Ásia, e até mesmo em outros continentes.

Em novembro desse mesmo ano, eles lançaram seu terceiro single japonês, My Destiny. Ocupados como sempre, em dezembro eles lançaram um single com a nova boyband Super Junior, Show Me Your Love. Apesar de serem profissionalmente rivais, as duas bandas são amigas pessoais, tendo treinado juntas antes da estréia.

Em 2005 e 2006, Dong Bang Shin Ki fez parte de um show chamado Banjun Theatre, atuando em um ou dois episódios do seu próprio mini drama. Outros artistas também fizeram parte da série Banjun Theatre. Os episódios de Dong Bang Shin Ki foram: First Love (que tinha duas partes), The Masked Fencer, que contava só com a participação de Yunho e Micky, Yunho's Tokyo Holiday, Dangerous Love que teve uma popularidade massiva entre os fãs por causa da natureza de sua história (Junsu e Changmin são sequestrados por uma fangirl louca, e JaeJoong lê uma fanfiction onde ele e Yunho estão em uma relação gay, e começa a pensar que Yunho está realmente apaixonado por ele, entendendo errado tudo que seu amigo faz e diz), Finding Lost Time, Uninvited Guest e The Most Unforgettable Girl. A idéia geral do drama Banjun Theatre é que cada um tenha uma reviravolta inesperada no final.

Dong Bang Shin Ki começou 2006 lançando seu quarto single japonês em março, Asu wa kuru kara, que continha versões japonesas de um de seus primeiros singles coreanos, The Way U Are. Seu primeiro álbum japonês, Heart, Mind and Soul, foi lançado no final do mesmo mês, basicamente composto de seus singles japoneses, com algumas novas faixas e algumas versões especiais acappella. Seu quinto single japonês, que continha a versão japonesa de Rising Sun, foi lançado em abril de 2006.

Em junho de 2006, Dong Bang Shin Ki lançou o single Dong Bang's Tuhon, ou Fighting Spirit of the East, que foi a música oficial da Coréia para a Copa do Mundo de 2006. Isso foi seguido pelo sexto single japonês no final do mesmo mês, Begin, e em agosto seu sétimo single japonês, Sky, que chegou ao 6º lugar na parada semanal da Oricon.

No início de 2006 aconteceu o primeiro show ao vivo do Dong Bang Shin Ki, 2006 LIVE CONCERT: RISING SUN. Devido a um problema no joelho, JaeJoong foi substituído em várias danças, mas continuou presente e cantando. Durante o show, Dong Bang Shin Ki cantou Yeoubi (Like Weather), primeiro como solo de Yoochun, depois de novo com o grupo. Essa canção foi escrita por Yoochun. O áudio ao vivo desse show foi lançado como um CD de áudio em julho, mas o show em si não foi lançado em DVD até 2007, quando foi finalmente lançado em janeiro em dois DVDs com bônus, mais um photobook.

Lançado em setembro de 2006, o terceiro álbum coreano do Dong Bang Shin Ki, "O" - Jung.Ban.Hap, vendeu mais de 100.000 cópias em seu primeiro mês de vendas só na Coréia do Sul. Mais uma vez, o álbum contava com uma mistura de estilos, com a música título sendo um R&B pesado e batidas techno, enquanto a segunda faixa promocional, Balloons, é uma música pop chiclete. "O" - Jung.Ban.Hap, tanto na canção quanto na arte do álbum, no vídeo clipe e na performance visual os mostrava com uma imagem bem masculina e sexy, em contraste com Balloons, onde o vídeo clipe e as performances os fizeram vestir fantasias de animais e outros temas infantis como: Smurfs, Branca de Neve e Harry Potter. O álbum foi relançado em novembro do mesmo ano, com novas versões de Balloons e Get me some, e uma faixa extra Ne gyeote sumswil su ittdamyeon (White Lie.), que foi composta por Junsu. Tiveram duas versões desse relançamento, uma contendo um DVD da sua mini série de drama Vacation, sua única versão em DVD lançada.

Vacation foi originalmente exibido na Universidade Yonsei. A história mostra os membros do Dong Bang Shin Ki brigando uns com os outros por causa do estresse de suas agendas cheias, solicitando que seus gerentes os separem e os dêem férias, onde cada membro tem uma aventura sozinho enquanto tentam relaxar e se encontrar. Yunho conhece um fã que tem uma doença terminal, Changmin e Junsu vão para uma vila remota onde eles começam a ajudar um casal de idosos e uma senhora que não encontra seu neto desde que ele era um garotinho, JaeJoong é confundido com um membro de uma gangue e tem que lutar pela sua vida, e Yoochun volta no tempo para quando ele era uma criança. O grupo gravou uma trilha sonora original para o drama, que consiste nas faixas Geurigo...(Holding back the tears) e Beautiful Thing e versões instrumentais das duas. Enquanto Geurigo...(Holding back the tears) é cantada pelo grupo, Beautiful Thing é cantada por Junsu.

Também em setembro foi lançado o primeiro single de Zhang Li Yin, Timeless, que é uma balada triste em dueto com Junsu.

Outubro de 2006 não foi tão fácil, porque Yunho foi levado às pressas para o hospital durante a gravação de um show de variedades depois de beber de uma garrafa dada por uma menina que depois se mostrou ser uma anti-fã. Os rumores iniciais diziam que a bebida estava misturada com veneno, mas depois foi confirmado por fontes oficiais que era "superglue" (super cola), e Yunho não se machucou apesar de estar chocado com o incidente. A garrafa chegou com uma carta-ameaça confirmando que a anti-fã odiava Dong Bang Shin Ki e os achava metidos e sem talento. A anti-fã, uma garota adolescente, foi achada mais tarde e levada em custódia, mas Yunho pediu que não fossem feitas queixas sobre ela, pois ele tinha uma irmã mais nova da mesma idade e queria demonstrar que a perdoava. As queixas foram retiradas e a anti-fã foi solta. Um amigo próximo de Yunho, Heechul do Super Junior, reagiu agressivamente ao evento postando sérias críticas em seu Cyworld direcionadas as anti-fãs, retribuídas por ameaças de irem atrás de seus dois amigos mais próximos e companheiros de banda, Kibum e Hankyung, apesar de nunca terem seguido com as ameaças. Dong Bang Shin Ki continuou com suas atividades promocionais pelo resto do mês sem Yunho, até o dia 22 de outubro quando ele finalmente voltou para uma performance no KBS Music Bank.

Em novembro de 2006, o grupo lançou seu oitavo single miss you, que continha a versão japonesa de "O" - Jun.Ban.Hap, que é conhecida no Japão como "O" - Sei.Han.Go.

Mas houve mais drama para o grupo no final de novembro, dessa vez com JaeJoong. Um homem com o sobrenome de Han dizia ser o pai biológico de JaeJoong, que usa o sobrenome Kim. Ele iniciou um processo contra a família Kim, dizendo que queria a custódia de JaeJoong. Foi revelado que ele se divorciou da mãe biológica de JaeJoong um pouco depois de seu nascimento, dando custódia total para sua mãe, que colocou, mais tarde, o sobrenome de Kim em seu filho, mas o pai de JaeJoong não sabia disso. JaeJoong postou no site do fã-clube oficial, dizendo que ele descobriu alguns anos depois que era adotado, e que conseguiu entrar em contato com sua mãe biológica e a encontrou algumas vezes, apesar de seu pai biológico nunca ter sido encontrado. Ele também disse que queria viver como Kim JaeJoong, e não Han JaeJoong, e que ele estava triste que seu histórico familiar tenha sido exposto publicamente dessa forma. Um dia depois, o pai biológico de JaeJoong desistiu do processo, e pediu desculpas por causar problemas para seu filho.

No final de novembro de 2006, no MKMF Music Festival, o grupo ganhou quatro prêmios, incluindo Melhor Grupo e Artista do Ano. Em dezembro, no 16th Music Seoul Festival, eles ganharam mais três prêmios, e também mais dois no 21st Golden Disk Awards 2006 mais tarde, no mesmo mês. No final de dezembro, no SBS Gayo Awards 2006, eles receberam mais dois prêmios. No entanto, enquanto os fãs estavam em êxtase pelos prêmios conquistados pela banda, os críticos não estavam contentes, dizendo que os resultados do Daesang awards, não foram realmente determinados pelo público, mas determinados por "cliques de mouse de fãs apaixonados". Vários artistas, incluindo Lee Hyori, Rain, Psy e YG Family, ficaram de fora das premiações - apesar de alguns artistas culparem as agendas cheias, acreditava-se que eles estavam, de fato, boicotando as premiações.

Depois de celebrar seu terceiro aniversário em 26 de dezembro de 2006, o novo ano começou com o nono single japonês do grupo, Step by Step, lançado em janeiro de 2007, e depois seu décimo em março, Choosey Lover. Logo depois do lançamento de Choosey Lover, seu segundo álbum japonês foi lançado, Five in the Black. Mais uma vez, o álbum continha seus singles japoneses, com algumas novas faixas e três faixas especiais incluindo o cover da canção da Disney A Whole New World. Chegando ao 6ª lugar da lista diária de álbuns da Oricon e em 10º lugar da lista semanal de álbuns da Oricon, o álbum vendeu mais de 26.686 cópias em sua primeira semana.

A segunda turnê asiática do Dong Bang Shin Ki começou no final de fevereiro de 2007, The 2nd ASIAN Tour Concert "O". A turnê começou em Seoul e depois foi para Beijing, Shanghai, Taipei, Hong Kong, Bangkok e finalmente Kuala Lumpur.

O grupo também filmou um segundo mini drama, chamado Dating on Earth. O drama conta com todos os cinco membros, mas Yoochun e JaeJoong são os personagens principais. O drama mostra Yoochun se casando com uma professora de ensino médio, que JaeJoong eventualmente se apaixona. As filmagens estão prontas, mas o drama ainda não foi lançado.